Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20457
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Criminalidade e discriminação: a migração e disciplinarização do espaço urbano (Uberlândia, 1960-1980)
Author: Fonseca, Daniel
First Advisor: Machado, Maria Clara Tomaz
Summary: O objetivo dessa monografia é investigar a criminalidade na cidade de Uberlândia no período entre 1960 e 1980. O autor cruzou o discurso de uma elite local com as práticas policiais e judiciárias, no sentido de perceber como os dois polos se misturam e passam a fazer parte de um mesmo ideário - a imagem de uma cidade “ordeira e progressista”. O imigrante analisado na pesquisa é o imigrante pobre, pois há evidências de que aquele que tinha uma posição social elevada na cidade de origem era bem recebido em Uberlândia. A monografia aborda temas como o da atração do imigrante para cidade. Na pesquisa no Fórum de Uberlândia foram selecionados quarenta processos sobre os quais o autor se baseou em sua análise. Também realizou um levantamento nos jornais da cidade, onde se surpreendeu com o pequeno número de reportagens policiais no período em questão, ainda que o arquivo do Fórum Municipal demonstrasse o contrário. Para clarear a questão entrevistou o jornalista J. B. Cury, que trabalhou em diversos órgãos de comunicação, e o mesmo relatou que "a ausência de noticias policiais nos jornais era devido à censura exercida pela elite local, especificamente a ‘classe política’, com vistas à preservação do conceito de cidade ordeira e sem crimes”. Também entrevistou um delegado, hoje aposentado, que atuou na cidade como “delegado de operações especiais”. Este enumerou vários processos investigativos que “foram suspensos para não atingir elementos de destaque na comunidade”. O autor também verificou os procedimentos da área criminal com uma funcionária do fórum local. Esta descreveu detalhadamente todos os caminhos trilhados por um processo. Outro fator que contribuiu para a pesquisa foram as conversas informais mantidas com juízes locais, o que proporcionou oportunidades de esclarecimentos. Já na etapa final do trabalho o autor pôde contar com a valorosa colaboração da orientadora que cedeu alguns documentos de sua pesquisa de mestrado, os quais passaram a fazer parte deste trabalho. O texto monográfico foi dividido em três capítulos. O primeiro faz um levantamento historiográfico da cidade. O segundo analisa gráficos sobre a relação do crescimento urbano e a criminalidade. O último explora um processo judicial desde a prisão até a sentença final e mostra como o mesmo procura desqualificar os indivíduos, combinando o ideário dominante com a “prática rotineira” de coerção.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Criminalidade
Discriminação
Migração
Disciplinarização
Urbano
Uberlândia
1960-1980
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FONSECA, Daniel. Criminalidade e discriminação: a migração e disciplinarização do espaço urbano (Uberlândia, 1960-1980). 1997. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20457
Date of defense: 1997
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CriminalidadeDiscriminacaoMigracao.pdfTCC8.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.