Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20456
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Disciplinarização do espaço urbano e exclusão social: Uberlândia (1900-1915)
Author: Sá, Claudio Alves de
First Advisor: Almeida, Paulo Roberto de
Summary: Este trabalho monográfico tem por objetivo tentar entender algumas mudanças por que passou o município de Uberlândia no período de 1900 a 1915 com relação à criminalidade, ao modo de vida, ao lazer, ao esporte, à violência e ao mercado de trabalho. O autor tenta enfocar de onde vem e quais as raízes que fundamentam o discurso de uma cidade maravilhosa, sem conflitos. A pesquisa se volta para as modificações das leis e o papel da sociedade na mobilidade social. A nova sociedade que se cria, com novos hábitos e pensamentos é também objeto de estudo nessa pesquisa. A ligação entre a sociedade e o capitalismo é apresentada de forma a refletir sobre as questões que proporcionaram tal mudança. Em um município que se forma durante o final do século XlX e início do XX, o autor se deparou com uma documentação composta pelo Estatuto Municipal e suas leis, e por um discurso enfático sobre o progresso e futuro maravilhoso do município, construído pelos jornais semanários da época. A relação estabelecida com os documentos visa mostrar nas contradições as mudanças ocorridas no início do século em Uberabinha, resgatando os rumos pretendidos por uma elite então dominante. A análise é feita com a preocupação crítica de desconstruir um discurso e uma prática que produzem uma imagem de cidade bela, sem problemas, com um “povo” trabalhador e honesto. Enfim, a imagem que até nossos dias tem sido fomentada. O texto monográfico é composto de dois capítulos. O primeiro trata do discurso do progresso que dominou o período analisado. O segundo capítulo analisa as contradições entre a legislação vigente e os modos de vida da população.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Disciplinarização
Urbano
Contradições
Exclusão social
Uberlândia
1900-1915
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SÁ, Claudio Alves de. Disciplinarização do espaço urbano e exclusão social: Uberlândia (1900-1915). 1997. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20456
Date of defense: 1997
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DisciplinarizacaoEspacoUrbano.pdfTCC6.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.