Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20452
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: As relações de gênero no Candomblé
Author: Gomes, Aguinaldo Rodrigues
First Advisor: Rodrigues, Jane de Fátima Silva
Summary: A pesquisa tem como objetivo refletir sobre a categoria de análise de gênero dentro do campo religioso em Uberlândia hoje. Também se propõe, mesmo que de forma inicial, apresentar a formação e afirmação do Candomblé na cidade. Este estudo é orientado por problematizações levantadas a partir de leituras teóricas de livros, revistas especializadas e da análise de depoimentos de participantes dos cultos. As principais questões presentes na pesquisa foram: por que as mulheres historicamente ocupam uma posição inferior aos homens na sociedade? Por que no campo religioso, apesar de sua presença significativa nas igrejas e nos cultos, não se sobressaem em cargos de comando? Por que os homens sempre ocupam os cargos mais importantes na hierarquia religiosa? Por que as mulheres não podem ocupar os cargos de sacerdotisas em várias religiões? Por que a mulher tem uma função mais ativa no Candomblé? Seria o Candomblé uma religião mais progressista no que se refere à participação feminina? Na tentativa de responder a esses questionamentos o texto monográfico se divide em três capítulos. O primeiro discute o gênero enquanto uma categoria de análise histórica em seus muitos aspectos. E ainda as particularidades do Candomblé no que se refere a alguns rituais e às figuras de gênero presentes em sua dinâmica. O segundo capítulo apresenta, a partir das falas dos entrevistados, como se iniciou o culto em Uberlândia. O último capítulo explora as relações que as mulheres estabelecem com a religião.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Gênero
Candomblé
Uberlândia
Hoje
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: GOMES, Aguinaldo Rodrigues. As relações de gênero no Candomblé. 1997. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20452
Date of defense: 1997
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelacoesGeneroCandomble.pdfTCC7.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.