Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20441
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorQueiroz, Clério Geraldo Amorim-
dc.date.accessioned2018-01-30T11:33:29Z-
dc.date.available2018-01-30T11:33:29Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Clério Geraldo Amorim. O homem e suas relações com os animais domésticos (e o crescimento do mercado “pet”). 2002. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20441-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelaçãopt_BR
dc.subjectHomempt_BR
dc.subjectAnimal domésticopt_BR
dc.subjectCrescimento do mercado petpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectDécada de 90 até hojept_BR
dc.titleO homem e suas relações com os animais domésticos (e o crescimento do mercado “pet”)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Couto, Ana Mágna Silva-
dc.contributor.referee1Almeida, Maria de Fátima Ramos de-
dc.contributor.referee2Morais, Sérgio Paulo-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA proposta deste trabalho é discutir a relação entre o homem e o animal doméstico, tentando perceber as mudanças que ocorreram nas famílias brasileiras ao adquirirem um animal a partir da década de 90. O autor analisou textos de internet referentes a questões sobre animais domésticos: como educá-los, como protegê-los. Outra fonte de pesquisa que o auxiliou muito foi a Revista Cães & Cia. Apesar de ser um periódico destinado à venda de produtos e serviços permite perceber como o mercado pet está crescendo, suas necessidades, e suas tendências. Também foram analisados jornais específicos de entidades sem fins lucrativos, usados para divulgar as atividades cinófilas, e a Enciclopédia do Cão. O texto monográfico é composto de três momentos. O primeiro capítulo apresenta algumas das utilidades dos cães para o homem, ressaltando algumas delas. No segundo capítulo o autor aborda o papel das entidades protetoras de animais, citando algumas que se destacam e quais suas diretrizes de trabalho com a sociedade. Também apresenta a função dos centros de controle de zoonoses. O último capítulo problematiza o processo de sociabilização de um animal doméstico, no caso o “cão”. Também trata de como o mercado consumidor deste produto - “animal doméstico” - cresceu na última década, qual o papel do canil na venda de um filhote e o perfil da clientela que adquire o animal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration57pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HomemRelacoesAnimais.pdfTCC22.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.