Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20441
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O homem e suas relações com os animais domésticos (e o crescimento do mercado “pet”)
Autor: Queiroz, Clério Geraldo Amorim
Primer orientador: Couto, Ana Mágna Silva
Primer miembro de la banca: Almeida, Maria de Fátima Ramos de
Segundo miembro de la banca: Morais, Sérgio Paulo
Resumen: A proposta deste trabalho é discutir a relação entre o homem e o animal doméstico, tentando perceber as mudanças que ocorreram nas famílias brasileiras ao adquirirem um animal a partir da década de 90. O autor analisou textos de internet referentes a questões sobre animais domésticos: como educá-los, como protegê-los. Outra fonte de pesquisa que o auxiliou muito foi a Revista Cães & Cia. Apesar de ser um periódico destinado à venda de produtos e serviços permite perceber como o mercado pet está crescendo, suas necessidades, e suas tendências. Também foram analisados jornais específicos de entidades sem fins lucrativos, usados para divulgar as atividades cinófilas, e a Enciclopédia do Cão. O texto monográfico é composto de três momentos. O primeiro capítulo apresenta algumas das utilidades dos cães para o homem, ressaltando algumas delas. No segundo capítulo o autor aborda o papel das entidades protetoras de animais, citando algumas que se destacam e quais suas diretrizes de trabalho com a sociedade. Também apresenta a função dos centros de controle de zoonoses. O último capítulo problematiza o processo de sociabilização de um animal doméstico, no caso o “cão”. Também trata de como o mercado consumidor deste produto - “animal doméstico” - cresceu na última década, qual o papel do canil na venda de um filhote e o perfil da clientela que adquire o animal.
Notas: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Palabras clave: Relação
Homem
Animal doméstico
Crescimento do mercado pet
Brasil
Década de 90 até hoje
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: QUEIROZ, Clério Geraldo Amorim. O homem e suas relações com os animais domésticos (e o crescimento do mercado “pet”). 2002. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20441
Fecha de defensa: 2002
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
HomemRelacoesAnimais.pdfTCC22.98 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.