Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20426
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Despachantes: a constituição do profissional no contexto do espaço urbano de Uberlândia (1968-1988
Author: Camargos, Lúcio Leonardo
First Advisor: Araújo, Hermetes Reis de
First member of the Committee: Alem, João Marcos
Second member of the Committee: Lopreato, Christina da Silva Roquette
Summary: Este estudo tem por objetivo resgatar a trajetória histórica da instituição dos despachantes no contexto do espaço urbano de Uberlândia de 1968 a 1988. O recorte cronológico se explica em função de que foi em 1968 que este profissional surgiu na cidade e em 1988 foi fundado o seu sindicato. Interessa conhecer melhor a figura desses profissionais que fazem parte da vida cotidiana da cidade, uma cidade que cresceu e cujo setor de serviços e burocracia tem se ampliado. Apesar de se ter uma bibliografia sumária sobre o tema foi através do artigo de Affonso Cezar B. Pereira, pesquisador do Departamento de Ciência Política da Fundação Joaquim Nabuco, que se pôde compreender a relação dos despachantes com a administração pública no Brasil. Como fontes foram analisados alguns folhetos da Federação Nacional os Despachantes Públicos (FENADESP), decretos-leis que regulamentam a profissão, cartas da Associação dos Despachantes de Uberlândia (ADESU) para os seus associados, questionários com diversos profissionais mais antigos da cidade e estatutos. Assim foi possível recuperar a trajetória dos despachantes, não somente no Brasil, bem como no espaço urbano de Uberlândia. O texto monográfico se divide em dois capítulos. O primeiro demonstra que, ao estarem condicionados ao aval do Estado e que pelo predomínio das características da administração pública os cidadãos, para fazerem valer os seus direitos junto às repartições públicas, encontram na figura do despachante alguém que propicia seu acesso à cidadania. Também faz um histórico da profissão desde o surgimento dos primeiros registros históricos da atividade e o emprego do vocábulo “despachante”. Ademais resgata a trajetória histórica dos despachantes em Uberlândia desde o primeiro, passando pela criação de sua associação, a regulamentação profissional e a criação de seu sindicato. O segundo capítulo apresenta a delegacia de trânsito como a repartição pública em que esse profissional está a maior parte da sua vida profissional.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU2017-2018).
Keywords: Despachante
Uberlândia
1968-1988
Profissional
Burocracia
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CAMARGOS, Lúcio Leonardo. Despachantes: a constituição do profissional no contexto do espaço urbano de Uberlândia (1968-1988). 2001. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20426
Date of defense: 2001
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DespachantesConstituicaoProfissional.pdf27.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.