Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20424
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Formação de blocos de municípios: atuação da AMVAP no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Author: Sousa, Erondina Ipólito de
First Advisor: Cardoso, Heloisa Helena Pacheco
First member of the Committee: Araújo, Hermetes Reis de
Second member of the Committee: Almeida, Paulo Roberto de
Summary: O objetivo deste trabalho é apresentar as atividades desenvolvidas pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP) e sua luta constante pela união de seus filiados. A integração dos municípios nem sempre foi compreendida, assim como seus efeitos nem sempre foram vistos como positivos. Entre seus objetivos encontram-se a busca por desenvolvimento socioeconômico, evitando as disparidades regionais; valorização da troca de experiências, buscando o intercâmbio governamental; estreitamento das diretrizes de trabalho e, acima de tudo, aumento de representatividade. Ao longo deste trabalho a autora detalha como a AMVAP se insere em um contexto mais amplo, seu papel desenvolvimentista e associativista e sua interação com o Estado no sentido de ter um parceiro para a manutenção das relações sociais. As fontes analisadas foram atas e estatutos da AMVAP, CIS/AMVAP e CIS/PONTAL, leis de reconhecimento de utilidade pública, leis autorizativas que regulamentam a participação dos municípios na associação e nos Consórcios de Saúde, relatórios anuais de atividades, textos sobre o associativismo, exemplares do jornal Correio, jornais informativos da entidade, depoimentos de técnicos e funcionários da AMVAP, diagnósticos de Assistência Farmacêutica e acervo fotográfico da associação. O texto monográfico se divide em três capítulos. O primeiro relaciona a AMVAP ao associativismo municipal e apresenta suas ações desde a elaboração da Constituição até a sanção da Lei de Responsabilidade Fiscal. Esse capítulo está apoiado em jornais publicados pela entidade. O segundo capítulo trata das questões da AMVAP: estrutura da associação, colaboradores, projetos propostos e efetivados. O terceiro capítulo destaca os projetos nas áreas de saúde e agricultura.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU2017-2018).
Keywords: Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP)
Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Associativismo
Década de 1980-hoje
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOUSA, Erondina Ipólito de. Formação de blocos de municípios: atuação da AMVAP no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. 2001. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20424
Date of defense: 2001
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormacaoBlocosMunicipios.pdf8.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.