Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20417
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A educação brasileira nos anos 90: uma leitura sob a ótica da prática de ensino de História |
Autor(es): | Santos, Luizmar Antônio dos |
Primeiro orientador: | Almeida, Maria de Fátima Ramos de |
Primeiro membro da banca: | Ferreira, Rosa Maria |
Segundo membro da banca: | Greco, João Francisco Natal |
Resumo: | Este trabalho objetiva perceber e definir o papel do Estado na educação através da legislação, apontando para um processo de descaracterização do ensino público por falta de continuidade da política educacional. Neste sentido o autor mostra, no cotidiano pedagógico, as mudanças da educação sob a ótica dos estagiários da disciplina Prática de Ensino. Expõe os sentimentos de frustração e impotência do professor de História diante da realidade do ensino e sua insuficiente formação profissional. Traça um panorama das mudanças educacionais a partir da década de 70 com intuito de demonstrar os interesses políticos, econômicos e sociais que envolvem a educação. As fontes analisadas para a realização dessa pesquisa foram a legislação educacional atual e os relatórios dos estagiários da disciplina Prática de Ensino de História, cotejando-as com teóricos como Saviani, Otaíza Romanelli e Bárbara Freitag. A monografia se divide em dois capítulos: no primeiro são traçados os rumos seguidos pela educação brasileira através da Legislação. O segundo capítulo faz o levantamento dos problemas e desafios do cotidiano da sala de aula. |
Notas: | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
Palavras-chave: | Educação brasileira Anos 90 Ensino de História Sala de aula |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SANTOS, Luizmar Antônio dos. A educação brasileira nos anos 90: uma leitura sob a ótica da prática de ensino de História. 2001. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20417 |
Data de defesa: | 2001 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducacaoBrasileiraAnos.pdf | 13.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.