Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20417
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A educação brasileira nos anos 90: uma leitura sob a ótica da prática de ensino de História
Autor(es): Santos, Luizmar Antônio dos
Primeiro orientador: Almeida, Maria de Fátima Ramos de
Primeiro membro da banca: Ferreira, Rosa Maria
Segundo membro da banca: Greco, João Francisco Natal
Resumo: Este trabalho objetiva perceber e definir o papel do Estado na educação através da legislação, apontando para um processo de descaracterização do ensino público por falta de continuidade da política educacional. Neste sentido o autor mostra, no cotidiano pedagógico, as mudanças da educação sob a ótica dos estagiários da disciplina Prática de Ensino. Expõe os sentimentos de frustração e impotência do professor de História diante da realidade do ensino e sua insuficiente formação profissional. Traça um panorama das mudanças educacionais a partir da década de 70 com intuito de demonstrar os interesses políticos, econômicos e sociais que envolvem a educação. As fontes analisadas para a realização dessa pesquisa foram a legislação educacional atual e os relatórios dos estagiários da disciplina Prática de Ensino de História, cotejando-as com teóricos como Saviani, Otaíza Romanelli e Bárbara Freitag. A monografia se divide em dois capítulos: no primeiro são traçados os rumos seguidos pela educação brasileira através da Legislação. O segundo capítulo faz o levantamento dos problemas e desafios do cotidiano da sala de aula.
Notas: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Palavras-chave: Educação brasileira
Anos 90
Ensino de História
Sala de aula
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Luizmar Antônio dos. A educação brasileira nos anos 90: uma leitura sob a ótica da prática de ensino de História. 2001. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20417
Data de defesa: 2001
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoBrasileiraAnos.pdf13.9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.