Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20417
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Luizmar Antônio dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-29T19:22:37Z | - |
dc.date.available | 2018-01-29T19:22:37Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Luizmar Antônio dos. A educação brasileira nos anos 90: uma leitura sob a ótica da prática de ensino de História. 2001. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20417 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação brasileira | pt_BR |
dc.subject | Anos 90 | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.title | A educação brasileira nos anos 90: uma leitura sob a ótica da prática de ensino de História | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Maria de Fátima Ramos de | - |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Rosa Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Greco, João Francisco Natal | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho objetiva perceber e definir o papel do Estado na educação através da legislação, apontando para um processo de descaracterização do ensino público por falta de continuidade da política educacional. Neste sentido o autor mostra, no cotidiano pedagógico, as mudanças da educação sob a ótica dos estagiários da disciplina Prática de Ensino. Expõe os sentimentos de frustração e impotência do professor de História diante da realidade do ensino e sua insuficiente formação profissional. Traça um panorama das mudanças educacionais a partir da década de 70 com intuito de demonstrar os interesses políticos, econômicos e sociais que envolvem a educação. As fontes analisadas para a realização dessa pesquisa foram a legislação educacional atual e os relatórios dos estagiários da disciplina Prática de Ensino de História, cotejando-as com teóricos como Saviani, Otaíza Romanelli e Bárbara Freitag. A monografia se divide em dois capítulos: no primeiro são traçados os rumos seguidos pela educação brasileira através da Legislação. O segundo capítulo faz o levantamento dos problemas e desafios do cotidiano da sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 43 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EducacaoBrasileiraAnos.pdf | 13.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.