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dc.creatorSantos, Luizmar Antônio dos-
dc.date.accessioned2018-01-29T19:22:37Z-
dc.date.available2018-01-29T19:22:37Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationSANTOS, Luizmar Antônio dos. A educação brasileira nos anos 90: uma leitura sob a ótica da prática de ensino de História. 2001. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20417-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos “(Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso.” (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e “Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU” (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação brasileirapt_BR
dc.subjectAnos 90pt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleA educação brasileira nos anos 90: uma leitura sob a ótica da prática de ensino de Históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria de Fátima Ramos de-
dc.contributor.referee1Ferreira, Rosa Maria-
dc.contributor.referee2Greco, João Francisco Natal-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva perceber e definir o papel do Estado na educação através da legislação, apontando para um processo de descaracterização do ensino público por falta de continuidade da política educacional. Neste sentido o autor mostra, no cotidiano pedagógico, as mudanças da educação sob a ótica dos estagiários da disciplina Prática de Ensino. Expõe os sentimentos de frustração e impotência do professor de História diante da realidade do ensino e sua insuficiente formação profissional. Traça um panorama das mudanças educacionais a partir da década de 70 com intuito de demonstrar os interesses políticos, econômicos e sociais que envolvem a educação. As fontes analisadas para a realização dessa pesquisa foram a legislação educacional atual e os relatórios dos estagiários da disciplina Prática de Ensino de História, cotejando-as com teóricos como Saviani, Otaíza Romanelli e Bárbara Freitag. A monografia se divide em dois capítulos: no primeiro são traçados os rumos seguidos pela educação brasileira através da Legislação. O segundo capítulo faz o levantamento dos problemas e desafios do cotidiano da sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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