Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20382
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Comparação entre métodos de análise de silício em tecidos vegetais
Título(s) alternativo(s): Comparison of methods for silicon analysis in plants
Autor(es): Silveira, Luiz Henrique
Primeiro orientador: Pereira, Hamilton Seron
Primeiro membro da banca: Gualberto, Camila de Andrade Carvalho
Segundo membro da banca: Siqueira, Thiago Prudente
Resumo: A análise foliar é capaz de fornecer informações adicionais ao manejo nutricional de uma lavoura, existindo uma relação entre o fornecimento de nutrientes para as plantas e os teores destes encontrados no tecido vegetal. A abertura de amostras em forno micro-ondas vem sendo cada vez mais utilizada por apresentar maior eficiência no uso dos reagentes, menor tempo de extração e maior segurança para o analista, uma vez que a digestão é realizada em ambiente fechado. Entretanto, ainda é pouco conhecida a eficiência deste método na abertura de amostras para a determinação dos teores de Silício (Si) em tecidos vegetais. Objetivou-se comparar dois métodos de extração de Si em tecidos vegetais, sendo a abertura de amostras utilizando o forno micro-ondas e o método convencional "banho maria + autoclave" já proposto na literatura. Assim, foram selecionadas vinte e uma amostras vegetais de diferentes culturas e concentrações de Si, cujos teores do elemento já são conhecidos. De modo geral, a abertura de amostras em forno micro-ondas apresentou boa correlação com o método convencional em amostras com baixos e médios teores de Si no tecido foliar. Em amostras com altos teores, o método convencional apresentou maior extração.
Palavras-chave: Foliar
Elemento benéfico
Micro-ondas
Banho maria
Autoclave
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVEIRA, Luiz Henrique. Comparação entre métodos de análise de silício em tecidos vegetais. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20382
Data de defesa: 20-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ComparacaoEntreMetodos.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.