Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20371
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Avaliação do processo de obtenção de etanol de 2ª geração utilizando bagaço de cana
Author: Montes, Ana Carolina Rodrigues
First Advisor: Santana, Larissa N. Soares
First member of the Committee: Santana, Larissa N. Soares
Second member of the Committee: Ribeiro, Eloízio J.
Third member of the Committee: Moreira, Felipe Santos
Summary: O Brasil é o maior produtor de etanol da cana-de-açúcar do mundo, e na produção de etanol em geral é o segundo maior, atrás apenas dos Estados Unidos. Na produção de etanol da cana-de-açúcar, é o maior produtor. Em 2016, a produção de etanol no Brasil atingiu 27,61 bilhões de litros. O etanol de segunda geração (2G) surge como uma alternativa mais renovável e sustentável que tem a capacidade de aumentar a produção sem a necessidade de aumentar a área cultivada. Os coprodutos da cana, a palha e o bagaço, apresentam dois terços da energia da planta, então é importante que esse potencial energético seja estudado. O 2G pode ser uma fonte de crescimento econômico e de energia, podendo alavancar a responsabilidade ambiental do país. Os biocombustíveis de segunda geração são produzidos a partir da biomassa lignocelulósica, como o bagaço de cana estudado, que é composta basicamente de celulose, hemicelulose e lignina. Suas etapas são, resumidamente, pré-tratamento da biomassa, hidrólise, concentração, fermentação, separação, purificação e tratamento de efluentes. Para os pré-tratamentos, por exemplo, os que se destacam são a explosão a vapor e a hidrólise ácida, e na hidrólise enzimática, a enzima mais utilizada é a Sacharomices cerevisiae, que possui melhores desempenhos em relação à conversão da glicose em etanol, produtividade e tolerância alcoólica. No tratamento de efluentes, uma alternativa interessante é a produção de biogás, que também é uma fonte de energia e pode ser produzido como subproduto e vendido. O processo tecnológico precisa de melhorias de desempenho em suas etapas para que conversões mais altas e menores custos sejam atingidos e os investimentos são altos para que isso ocorra, porém muito já foi desenvolvido e descoberto no assunto.
Keywords: etanol
2G
bagaço
biomassa
energia
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS BIOQUIMICOS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MONTES, Ana Carolina Rodrigues. Avaliação do processo de obtenção de etanol de 2ª geração utilizando bagaço de cana. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20371
Date of defense: 5-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliacaodoProcesso.pdf2.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.