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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Geração de lucro econômico e valor de mercado nas organizações não financeiras listadas na B3
Título(s) alternativo(s): Economic profit and market value in non-financial organizations listed on B3
Autor(es): Oliveira, Daniela Batista de
Primeiro orientador: Queiroz, Lísia de Melo
Segundo membro da banca: Cunha, Moisés Ferreira da
Terceiro membro da banca: Júnior Pimenta, Tabajara
Resumo: A partir do avanço da globalização financeira e expansão do mercado de ações como fonte de recursos para o desenvolvimento econômico, a competição na busca e manutenção pelo capital se acirrou, tornando a mensuração de criação de valor para o acionista um processo importante. Frente às incertezas quanto a relação dos mecanismos de mensuração de desempenho e o valor das companhias, o estudo buscou evidenciar e analisar a relação entre ambos, trabalhando com os resultados das organizações brasileiras no período de 2010 a 2016. O problema que direcionou esta pesquisa foi: a geração de lucro econômico, como medida de desempenho, guarda relação com o valor de mercado das organizações? As variáveis analisadas foram: lucro econômico mensurado pelo lucro operacional e mensurado pelo lucro líquido, valor de mercado, setor econômico, tamanho do Ativo Total, ciclo de vida e liquidez em bolsa. Para a realização da pesquisa, foram selecionadas 188 empresas. Testes estatísticos realizados foram: teste de diferença de médias Wilcoxon-Mann-Whitney; o teste Kruskal-Wallis com post-hoc de Bonferroni; e, análise de regressão com dados em painel. Na primeira etapa os resultados mostram que a maior parte das empresas apresentou prejuízo econômico, assim, não houve criação de valor para o acionista. A pesquisa revela ainda que há diferença estatística entre as médias da geração de lucro econômico mensurado pela abordagem do lucro operacional e mensurada pelo lucro líquido. Observa-se também que em 57% do período analisado, os setores econômicos apresentaram médias estatisticamente iguais. Sob o aspecto do ciclo de vida, os resultados demonstram que, em 71% do período analisado, a média entre os estágios é estatisticamente igual. E por fim, a pesquisa constatou que, no modelo com a mensuração a partir do lucro operacional a variável lucro econômico não se apresentou estatisticamente significativa, indicando não ser determinante para o valor de mercado das companhias. Ao passo que, no modelo com a mensuração a partir do lucro líquido, apurou-se que a variável lucro econômico é estatisticamente significativa, o que sugere que seja determinante para o valor de mercado das empresas. Assim, as principais conclusões do estudo são: (i) a maior parte das empresas brasileiras está apresentando destruição de valor; (ii) resultados não operacionais contribuíram para alavancar os resultados das companhias; (iii) o resultado econômico médio difere sob a perspectiva de setor econômico e ciclo de vida das empresas; e, (iv) as evidências empíricas acerca da relação de medidas de desempenho econômico-financeiro, baseado em valor, com o valor de mercado das organizações permanecem inconclusivas, apresentando resultados antagônicos.
Abstract: From the advance of financial globalization and expansion of the stock market as a source of resources for economic development, competition in the capital search and maintenance has escalated, making the measurement of value creation for the shareholder an important process. Faced with uncertainties regarding the relationship between performance measurement mechanisms and company value, the study tried to highlight and analyze the relationship between both, working with the results of Brazilian organizations from 2010 to 2016. The problem that directed this research was: the generation of economic profit, as a measure of performance, is related with the market value of the organizations? The variables analyzed were: economic profit measured by operating profit and measured by net profit, market value, economic sector, size of Total Asset, life cycle and stock market liquidity. For the survey, 188 companies were selected in the period from 2010 to 2016. The statistical tests used were: Wilcoxon-Mann-Whitney mean difference test; the Kruskal-Wallis test with Bonferroni post-hoc; and regression analysis with panel data. In the first stage the results show that most of the companies presented economic losses, thus, there was no creation of value for the shareholder. The survey also reveals that there is statistical difference between the means of generating economic profit measured by the approach of operating profit and measured by net income. It is also observed that in 57% of the analyzed period, the economic sectors presented statistically equal means. Under the life cycle aspect, the results show that, in 71% of the analyzed period, the mean between the stages is statistically the same. Finally, the study found that in the model with the measurement of the operating profit, the variable economic profit was not statistically significant, indicating that it is not determinant for the companies' market value. Whereas, in the model with the measurement from the net profit, it was determined that the variable economic profit is statistically significant, which suggests that it is determinant for the market value of the companies. Thus, the main conclusions of the study are: (i) most Brazilian companies are not adding value; (ii) non-operating results contributed to leverage company results; (iii) the average economic result differs from the perspective of the economic sector and the life cycle of the companies; and (iv) the empirical evidence on the relationship between economic-financial performance measures based on value and the market value of organizations remain inconclusive, presenting conflicting results.
Palavras-chave: Criação de valor
Lucro econômico
Lucro operacional
Lucro líquido
Valor de mercado
Value creation
Economic profit
Operating profit
Net profit
Market value
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
Referência: OLIVEIRA, D. B. de. Geração de lucro econômico e valor de mercado nas organizações não financeiras listadas na B3. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2017.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.50
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20336
Data de defesa: 18-Dez-2017
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