Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20154
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Crowdfunding: uma alternativa de financiamento para pequenos empreendedores: um estudo de caso do projeto Mola
Título(s) alternativo(s): Um estudo de caso do projeto Mola
Autor(es): Oliveira, Renata Graciela de
Primeiro orientador: Campanholo, Thalita Pereira Caetano
Resumo: O financiamento coletivo pode ser feito com o auxílio de plataformas sociais da internet, que na atualidade aumentam ainda mais a possibilidade de obtenção de um número maior de investidores, em um projeto divulgado na rede e colaborativo. O financiamento coletivo traz conhecimento para o produto antes mesmo de ele ser feito, e gera um ganho substancial de investimentos de pessoas interessadas na empresa e no empreendedor que está se dispondo publicamente a beneficiar seu cliente e certamente inovar criativamente nas necessidades coletivas e humanas. Assim, o objetivo principal desse Trabalho de Conclusão de Curso é evidenciar como está sendo abordado e trabalhado o tema Crowdfunding como instrumento financeiro para a sociedade. A abordagem do problema de pesquisa é qualitativa e, quanto ao objetivo, o estudo caracteriza-se como descritivo. Dessa forma, o presente trabalho evidenciou todo um processo de variáveis dos artigos que foram escolhidos com base na identificação e relevância da pesquisa proporcionada pelo artigo e a amostra desse estudo de caso é único uma vez que buscou-se analisar a ação de Crowdfunding mais bem sucedida do Brasil através da plataforma Cartase, sendo o projeto conhecido pelo nome de “Mola”, que já conseguiu arrecadar um total de R$ 1.303.337,00, sendo o que mais arrecadou no Brasil, no início do processo. O projeto Mola, evidencia o sucesso de financiamentos de tal padrão, com grandes quantidades de capital, com baixo custo e ainda com processo de recompensas a usuários que dependendo do valor de aporte, se tornam coprodutores interativos do processo produtivo.
Palavras-chave: Crowdfunding
Financimento
Empreendedores
Collective financing
Collaborative production
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: VALIATI, V. A. D. Crowdfunding e Indústria Cultural: as novas relações de produção e consumo baseadas na cultura da participação e no financiamento coletivo. 2017. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20154
Data de defesa: 2-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CrowdfundingAlternativaFinanciamento.pdfTCC373.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.