Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20150
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Sindicalismo e política: o Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville diante o primeiro governo Dilma Rousseff (2011-2014)
Alternate title (s): Trade unionism and politics: the Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville before the first government Dilma Rousseff (2011-2014)
Author: Nascimento, Ana Paula
First Advisor: Trópia, Patrícia Vieira
First member of the Committee: Souza, Davisson Charles Cangussu de
Second member of the Committee: Graciolli, Edilson José
Summary: O tema geral desta monografia é a atuação política e ideológica do Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville. A rigor analisamos o desenvolvimento industrial e a constituição da classe operária de Joinville, a trajetória histórica do Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville, a influencia da CUT e de correntes do Partido dos Trabalhadores nas direções sindicais e, por fim, sua atuação e o posicionamento diante do primeiro governo Dilma Rousseff (2011-2014). Embora vetada pela estrutura sindical oficial brasileira, a aliança entre sindicatos e partidos políticos mostrou-se fundamental para o surgimento do “novo sindicalismo” e, de acordo com nosso estudo, para se entender a inflexão na trajetória política do Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville. A partir dos anos de 1980, sob influencia de setores de esquerda católicos, orientados pela Teologia da Libertação, da CUT e do Partido dos Trabalhadores, começa a se gestar uma transformação no Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville que rompe com peleguismo assumindo um sindicalismo reivindicativo e grevista, durante os anos 1990. Entretanto, nos anos 2000, durante os governos do Partido dos Trabalhadores nos âmbitos federal e, localmente, em Joinville (2009-2012), a aliança entre sindicato e partido acaba por se revelar um freio à atuação combativa do Sindicato dos Metalúrgicos, na medida em que a entidade optará pela negociação em detrimento da confrontação. Esta prática, todavia, não impediu que movimentos “espontâneos” fossem realizadas colocando por vezes a direção sindical para negociar a pauta de greves deflagradas no chão de fábrica.
Keywords: Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville
Partido dos Trabalhadores
Relação Partidos e Sindicatos
Sindicalismo
Central Única dos Trabalhadores
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: NASCIMENTO, Ana Paula. Sindicalismo e política: o Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville diante o primeiro governo Dilma Rousseff (2011-2014). 2017. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20150
Date of defense: 14-Jul-2017
Appears in Collections:TCC - Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SindicalismoEPolítica.pdfTCC3.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.