Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20102
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9985-2697
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A escola e seus espaços: uma análise sobre a visão infantil do ambiente escolar. Uberlândia, Minas Gerais (2014-2015)
Autor(es): Oliveira, Guilherme Vasconcelos
Primeiro orientador: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
Segundo membro da banca: Silva, Letícia Siabra da
Resumo: Esse trabalho é uma investigação da concepção de escola brasileira e seus limites no Ensino Fundamental. Analisa questionários aplicados na Escola Estadual Honório Guimarães a fim de dar ouvidos às vozes das crianças que ali estudam. Realizou-se um recorte temático na seleção de quais questões melhor dialogassem com a temática da arquitetura escolar e a educação de crianças e adolescentes. O trabalho contou com respostas de 383 educandos de diversos ciclos do Ensino Fundamental. Os resultados destacam a compreensão dos infantes acerca de escola como um ambiente de forte socialização, ainda que tenha limites físicos e emocionais para seu desenvolvimento pleno. Culminando em um estudo que revela os aspectos de opressão e dominação que existe no ambiente escolar, assim como elenca críticas ao espaço da sala de aula.
Abstract: This paper is an investigation about the conception of the Brazilian school and its limits in brazilian’s Ensino Fundamental. It analyzes questions applied in State School Honório Guimarães to listen to the children’s voices who studies there. A thematic approach selecting which questions better illustrated the relation between school’s architecture and the education of children and teenagers. This work took in account the answers of 383 learners in many different stages of the Brazilian Ensino Fundamental. The results reveal elements in the comprehension of the infants about school as a strong environment of socialization, even thou there are physical and emotional limits to their full development. Culminating in a study that reveals the aspects of oppression and domination, which exists in the school environment, as well as criticizes the classroom environment.
Palavras-chave: Arquitetura escola
Ensino fundamental
Sala de aula
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: Citação: OLIVEIRA, Guilherme Vasconcelos. A escola e seus espaços: uma análise sobre a visão infantil do ambiente escolar. Uberlândia, Minas Gerais (2014-2015). 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20102
Data de defesa: 8-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArquiteturaEscolarEeducação.pdfTCC1.42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.