Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20102
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-9985-2697 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A escola e seus espaços: uma análise sobre a visão infantil do ambiente escolar. Uberlândia, Minas Gerais (2014-2015) |
Autor(es): | Oliveira, Guilherme Vasconcelos |
Primeiro orientador: | Barbosa, Marta Emísia Jacinto |
Primeiro membro da banca: | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira |
Segundo membro da banca: | Silva, Letícia Siabra da |
Resumo: | Esse trabalho é uma investigação da concepção de escola brasileira e seus limites no Ensino Fundamental. Analisa questionários aplicados na Escola Estadual Honório Guimarães a fim de dar ouvidos às vozes das crianças que ali estudam. Realizou-se um recorte temático na seleção de quais questões melhor dialogassem com a temática da arquitetura escolar e a educação de crianças e adolescentes. O trabalho contou com respostas de 383 educandos de diversos ciclos do Ensino Fundamental. Os resultados destacam a compreensão dos infantes acerca de escola como um ambiente de forte socialização, ainda que tenha limites físicos e emocionais para seu desenvolvimento pleno. Culminando em um estudo que revela os aspectos de opressão e dominação que existe no ambiente escolar, assim como elenca críticas ao espaço da sala de aula. |
Abstract: | This paper is an investigation about the conception of the Brazilian school and its limits in brazilian’s Ensino Fundamental. It analyzes questions applied in State School Honório Guimarães to listen to the children’s voices who studies there. A thematic approach selecting which questions better illustrated the relation between school’s architecture and the education of children and teenagers. This work took in account the answers of 383 learners in many different stages of the Brazilian Ensino Fundamental. The results reveal elements in the comprehension of the infants about school as a strong environment of socialization, even thou there are physical and emotional limits to their full development. Culminating in a study that reveals the aspects of oppression and domination, which exists in the school environment, as well as criticizes the classroom environment. |
Palavras-chave: | Arquitetura escola Ensino fundamental Sala de aula |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | Citação: OLIVEIRA, Guilherme Vasconcelos. A escola e seus espaços: uma análise sobre a visão infantil do ambiente escolar. Uberlândia, Minas Gerais (2014-2015). 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20102 |
Data de defesa: | 8-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ArquiteturaEscolarEeducação.pdf | TCC | 1.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.