Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20102
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Guilherme Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-26T17:35:28Z | - |
dc.date.available | 2017-12-26T17:35:28Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-08 | - |
dc.identifier.citation | Citação: OLIVEIRA, Guilherme Vasconcelos. A escola e seus espaços: uma análise sobre a visão infantil do ambiente escolar. Uberlândia, Minas Gerais (2014-2015). 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20102 | - |
dc.description.abstract | This paper is an investigation about the conception of the Brazilian school and its limits in brazilian’s Ensino Fundamental. It analyzes questions applied in State School Honório Guimarães to listen to the children’s voices who studies there. A thematic approach selecting which questions better illustrated the relation between school’s architecture and the education of children and teenagers. This work took in account the answers of 383 learners in many different stages of the Brazilian Ensino Fundamental. The results reveal elements in the comprehension of the infants about school as a strong environment of socialization, even thou there are physical and emotional limits to their full development. Culminating in a study that reveals the aspects of oppression and domination, which exists in the school environment, as well as criticizes the classroom environment. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura escola | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.title | A escola e seus espaços: uma análise sobre a visão infantil do ambiente escolar. Uberlândia, Minas Gerais (2014-2015) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Marta Emísia Jacinto | - |
dc.contributor.referee1 | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Letícia Siabra da | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho é uma investigação da concepção de escola brasileira e seus limites no Ensino Fundamental. Analisa questionários aplicados na Escola Estadual Honório Guimarães a fim de dar ouvidos às vozes das crianças que ali estudam. Realizou-se um recorte temático na seleção de quais questões melhor dialogassem com a temática da arquitetura escolar e a educação de crianças e adolescentes. O trabalho contou com respostas de 383 educandos de diversos ciclos do Ensino Fundamental. Os resultados destacam a compreensão dos infantes acerca de escola como um ambiente de forte socialização, ainda que tenha limites físicos e emocionais para seu desenvolvimento pleno. Culminando em um estudo que revela os aspectos de opressão e dominação que existe no ambiente escolar, assim como elenca críticas ao espaço da sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 59 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 78641161 | - |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ArquiteturaEscolarEeducação.pdf | TCC | 1.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.