Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20090
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O impacto das políticas de cotas no ensino superior brasileiro: uma análise a partir do ENADE para os cursos de engenharia nos anos de 2008, 2011 e 2014.
Autor(es): Gomes, Valmir Silva
Primeiro orientador: Franco, Ana Maria de Paiva
Primeiro membro da banca: Saiani, Carlos César Santejo
Segundo membro da banca: Castro, Marcelo Araújo
Resumo: O presente trabalho busca analisar o impacto das políticas de cotas sobre o desempenho dos alunos dos cursos de engenharia que realizaram a prova do ENADE nos anos de 2008, 2011 e 2014. Os resultados obtidos por meio dos métodos de Regressão múltipla e Propensity Score Matching indicam que há algumas diferenças significativas entre o desempenho dos alunos cotistas e não cotistas. Os alunos optantes pelas cotas sociais apresentaram desempenho superior aos não cotistas, enquanto os alunos optantes pelas cotas raciais apresentaram desempenho inferior aos não cotistas.
Abstract: The present work seeks to analyze the impact of quota policies on the performance of the students of engineering courses that made the ENADE in 2008, 2011 and 2014. The results obtained through the Multiple Regression and Propensity Score Matching indicate that there are some significant cases between the performance of quota and non-quota students. The students with social quotas presented superior performance to non-quota holders, while the students who chose racial quotas showed inferior performance to non-quota holders.
Palavras-chave: Políticas de cotas
ENADE
Propensity score
Quota policies
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA::METODOS E MODELOS MATEMATICOS, ECONOMETRICOS E ESTATISTICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GOMES, Valmir Silva. O impacto das políticas de cotas no ensino superior brasileiro: uma análise a partir do ENADE para os cursos de engenharia nos anos de 2008, 2011 e 2014. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20090
Data de defesa: 29-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImpactoPoliticasCotas.pdfTCC1.47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.