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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20090
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Gomes, Valmir Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-26T16:47:32Z | - |
dc.date.available | 2017-12-26T16:47:32Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-29 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Valmir Silva. O impacto das políticas de cotas no ensino superior brasileiro: uma análise a partir do ENADE para os cursos de engenharia nos anos de 2008, 2011 e 2014. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20090 | - |
dc.description.abstract | The present work seeks to analyze the impact of quota policies on the performance of the students of engineering courses that made the ENADE in 2008, 2011 and 2014. The results obtained through the Multiple Regression and Propensity Score Matching indicate that there are some significant cases between the performance of quota and non-quota students. The students with social quotas presented superior performance to non-quota holders, while the students who chose racial quotas showed inferior performance to non-quota holders. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas de cotas | pt_BR |
dc.subject | ENADE | pt_BR |
dc.subject | Propensity score | pt_BR |
dc.subject | Quota policies | pt_BR |
dc.title | O impacto das políticas de cotas no ensino superior brasileiro: uma análise a partir do ENADE para os cursos de engenharia nos anos de 2008, 2011 e 2014. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Franco, Ana Maria de Paiva | - |
dc.contributor.referee1 | Saiani, Carlos César Santejo | - |
dc.contributor.referee2 | Castro, Marcelo Araújo | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca analisar o impacto das políticas de cotas sobre o desempenho dos alunos dos cursos de engenharia que realizaram a prova do ENADE nos anos de 2008, 2011 e 2014. Os resultados obtidos por meio dos métodos de Regressão múltipla e Propensity Score Matching indicam que há algumas diferenças significativas entre o desempenho dos alunos cotistas e não cotistas. Os alunos optantes pelas cotas sociais apresentaram desempenho superior aos não cotistas, enquanto os alunos optantes pelas cotas raciais apresentaram desempenho inferior aos não cotistas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 58 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA::METODOS E MODELOS MATEMATICOS, ECONOMETRICOS E ESTATISTICOS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Econômicas |
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