Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20077
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: “Meu nome é John Ford. Eu faço westerns”: o Velho Oeste no século XX pelas lentes de um cineasta
Autor(es): Reis, Lucas Henrique dos
Primeiro orientador: Spini, Ana Paula
Primeiro membro da banca: Ramos, Ana Flávia Cernic
Segundo membro da banca: Campo, Mônica Brincalepe
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre as leituras sobre o Velho Oeste estadunidense feitas no século XX no cinema hollywoodiano. Para isso, parte da cinematografia de John Ford, um dos principais diretores do gênero western, foi utilizada para análise, com ênfase no filme Crepúsculo de uma raça, de 1964. Esses elementos são construídos desde séculos anteriores com a tradição oral, a literatura, a pintura, a historiografia e os discursos políticos: depois são apropriados pelo cinema no western, que começa a fazer parte do imaginário coletivo estadunidense. Assim, optou-se pela análise desses elementos, desde suas primeiras aparições em narrativas populares até sua reavaliação na década de 1960. O mito do cowboy, a natureza selvagem e a oposição entre civilização e barbárie foram as categorias selecionadas para análise, mas o estudo sobre a representação de povos indígenas na obra de John Ford foi privilegiada, interagindo com todos os outros tópicos do trabalho. Os filmes de western foram examinados com metodologia específica de análise fílmica e a partir de diálogos estabelecidos com a bibliografia sobre os Estados Unidos no século XIX, a história do gênero cinematográfico e de autores que se dedicam ao estudo da obra de John Ford: um trabalho que aponta uma transformação na narrativa do western e na própria obra desse cineasta.
Palavras-chave: História e Cinema
Estados Unidos
Western
Povos indígenas
John Ford
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: REIS, Lucas Henrique dos. “Meu nome é John Ford. Eu faço westerns”: o Velho Oeste no século XX pelas lentes de um cineasta. 2015. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20077
Data de defesa: 2015
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NomeJohnFord.pdfTCC1.8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.