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dc.creatorReis, Lucas Henrique dos-
dc.date.accessioned2017-12-26T16:20:47Z-
dc.date.available2017-12-26T16:20:47Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationREIS, Lucas Henrique dos. “Meu nome é John Ford. Eu faço westerns”: o Velho Oeste no século XX pelas lentes de um cineasta. 2015. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20077-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória e Cinemapt_BR
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.subjectWesternpt_BR
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectJohn Fordpt_BR
dc.title“Meu nome é John Ford. Eu faço westerns”: o Velho Oeste no século XX pelas lentes de um cineastapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Spini, Ana Paula-
dc.contributor.referee1Ramos, Ana Flávia Cernic-
dc.contributor.referee2Campo, Mônica Brincalepe-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de refletir sobre as leituras sobre o Velho Oeste estadunidense feitas no século XX no cinema hollywoodiano. Para isso, parte da cinematografia de John Ford, um dos principais diretores do gênero western, foi utilizada para análise, com ênfase no filme Crepúsculo de uma raça, de 1964. Esses elementos são construídos desde séculos anteriores com a tradição oral, a literatura, a pintura, a historiografia e os discursos políticos: depois são apropriados pelo cinema no western, que começa a fazer parte do imaginário coletivo estadunidense. Assim, optou-se pela análise desses elementos, desde suas primeiras aparições em narrativas populares até sua reavaliação na década de 1960. O mito do cowboy, a natureza selvagem e a oposição entre civilização e barbárie foram as categorias selecionadas para análise, mas o estudo sobre a representação de povos indígenas na obra de John Ford foi privilegiada, interagindo com todos os outros tópicos do trabalho. Os filmes de western foram examinados com metodologia específica de análise fílmica e a partir de diálogos estabelecidos com a bibliografia sobre os Estados Unidos no século XIX, a história do gênero cinematográfico e de autores que se dedicam ao estudo da obra de John Ford: um trabalho que aponta uma transformação na narrativa do western e na própria obra desse cineasta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration93pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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