Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20073
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Processos avaliativos na educação pública: a experiência da Escola Municipal Presidente Itamar Franco – Uberlândia/MG |
Autor: | Tavares, Stéfany Rodrigues |
Primer orientador: | Ferreira, Jorgetânia da Silva |
Primer miembro de la banca: | Carmo, Maria Andréa Angelotti |
Segundo miembro de la banca: | Mendes, Olenir Maria |
Resumen: | A avaliação é um processo importante na metodologia de ensino aprendizagem e merece atenção especial poisé por meio dela que compreendemos a realidade desse processo. A forma como a avaliação é realizada deve levar em consideração diversos fatores internos e externos a escola para que não se torne um processo de exclusão. A presente pesquisa foi realizada a fim de esclarecer a forma como a avaliação é vista pelas pessoas envolvidas no ensino, bem como quais teóricos embasam a forma como a avaliação é realizada na escola. No decorrer da pesquisa foi possível identificar diversas linhas de pensamento teórico acerca da temática, bem como coletar dados quantitativos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Itamar Franco que possibilitaram essa pesquisa para que as formas deavaliação e fatores externos fossem analisadas, tais como quantitativos de matrículas, turmas, abandono, transferências reprovação e número de estudantes contemplados pelo Programa de Iniciativa Federal Bolsa Família. Por meio desse estudo foi possível concluir que ainda que fatores externos a escola influenciem na qualidade da aprendizagem, a escola precisa utilizar a vivência de estudantes para contribuir com o processo de aprendizagem e não utilizar a avaliação como uma forma de excluir estudantes e sim como um meio afim de sempre melhorar a qualidade de ensino. |
Palabras clave: | Avaliação Ensino Fundamental Aprendizagem Estudante |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | TAVARES, Stéfany Rodrigues. Processos avaliativos na educação pública: a experiência da Escola Municipal Presidente Itamar Franco – Uberlândia/MG. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20073 |
Fecha de defensa: | 2016 |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProcessosAvaliativosEducacao.pdf | TCC | 2.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.