Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20073
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Processos avaliativos na educação pública: a experiência da Escola Municipal Presidente Itamar Franco – Uberlândia/MG
Autor: Tavares, Stéfany Rodrigues
Primer orientador: Ferreira, Jorgetânia da Silva
Primer miembro de la banca: Carmo, Maria Andréa Angelotti
Segundo miembro de la banca: Mendes, Olenir Maria
Resumen: A avaliação é um processo importante na metodologia de ensino aprendizagem e merece atenção especial poisé por meio dela que compreendemos a realidade desse processo. A forma como a avaliação é realizada deve levar em consideração diversos fatores internos e externos a escola para que não se torne um processo de exclusão. A presente pesquisa foi realizada a fim de esclarecer a forma como a avaliação é vista pelas pessoas envolvidas no ensino, bem como quais teóricos embasam a forma como a avaliação é realizada na escola. No decorrer da pesquisa foi possível identificar diversas linhas de pensamento teórico acerca da temática, bem como coletar dados quantitativos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Itamar Franco que possibilitaram essa pesquisa para que as formas deavaliação e fatores externos fossem analisadas, tais como quantitativos de matrículas, turmas, abandono, transferências reprovação e número de estudantes contemplados pelo Programa de Iniciativa Federal Bolsa Família. Por meio desse estudo foi possível concluir que ainda que fatores externos a escola influenciem na qualidade da aprendizagem, a escola precisa utilizar a vivência de estudantes para contribuir com o processo de aprendizagem e não utilizar a avaliação como uma forma de excluir estudantes e sim como um meio afim de sempre melhorar a qualidade de ensino.
Palabras clave: Avaliação
Ensino Fundamental
Aprendizagem
Estudante
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: TAVARES, Stéfany Rodrigues. Processos avaliativos na educação pública: a experiência da Escola Municipal Presidente Itamar Franco – Uberlândia/MG. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20073
Fecha de defensa: 2016
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProcessosAvaliativosEducacao.pdfTCC2.08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.