Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20073
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Tavares, Stéfany Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-26T16:19:27Z | - |
dc.date.available | 2017-12-26T16:19:27Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Stéfany Rodrigues. Processos avaliativos na educação pública: a experiência da Escola Municipal Presidente Itamar Franco – Uberlândia/MG. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20073 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Estudante | pt_BR |
dc.title | Processos avaliativos na educação pública: a experiência da Escola Municipal Presidente Itamar Franco – Uberlândia/MG | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Jorgetânia da Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Carmo, Maria Andréa Angelotti | - |
dc.contributor.referee2 | Mendes, Olenir Maria | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A avaliação é um processo importante na metodologia de ensino aprendizagem e merece atenção especial poisé por meio dela que compreendemos a realidade desse processo. A forma como a avaliação é realizada deve levar em consideração diversos fatores internos e externos a escola para que não se torne um processo de exclusão. A presente pesquisa foi realizada a fim de esclarecer a forma como a avaliação é vista pelas pessoas envolvidas no ensino, bem como quais teóricos embasam a forma como a avaliação é realizada na escola. No decorrer da pesquisa foi possível identificar diversas linhas de pensamento teórico acerca da temática, bem como coletar dados quantitativos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Itamar Franco que possibilitaram essa pesquisa para que as formas deavaliação e fatores externos fossem analisadas, tais como quantitativos de matrículas, turmas, abandono, transferências reprovação e número de estudantes contemplados pelo Programa de Iniciativa Federal Bolsa Família. Por meio desse estudo foi possível concluir que ainda que fatores externos a escola influenciem na qualidade da aprendizagem, a escola precisa utilizar a vivência de estudantes para contribuir com o processo de aprendizagem e não utilizar a avaliação como uma forma de excluir estudantes e sim como um meio afim de sempre melhorar a qualidade de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 57 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProcessosAvaliativosEducacao.pdf | TCC | 2.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.