Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20030
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: História da intimidade - uma análise das transformações dos séculos XX e XXI a partir do seriado norte-americano "Sex and the City'' de Darren Star
Author: Silva, Bruna Thalita Aquino
First Advisor: Ramos, Alcides Freire
First member of the Committee: Dias, Rodrigo Francisco
Second member of the Committee: Freitas, Talitta Tatiane Martins
Summary: O presente estudo tem como preocupação perceber como que os movimentos femininos da segunda metade do século XX interferem nas questões em torno do tema do amor, do sexo, da família, da independência e do trabalho. Temos como objeto de pesquisa, o seriado norte-americano "Sex and the City", de Darren Star, que foi ao ar entre os anos 1998 e 2004, pelo canal de TV a cabo HBO e exibido em centenas de países. Sabe-se que desde a segunda metade do século XX, vivemos transformações no que concerne à participação da mulher na sociedade e a forma como as mesmas eram vistas e percebidas. Mulheres que antes viviam debaixo de um controle patriarcal, obedecendo às regras impostas pelos homens, reprimidas, e percebidas somente no âmbito da vida privada, como mulheres do lar, domésticas, mães, estas, começam a desejar um espaço diferente na esfera da vida social, queriam participar, opinar, frequentar as universidades, estar no mercado de trabalho ativamente e atuar nos cargos de governo, queriam ter identidade própria que não dependesse de um homem, fosse seu pai ou marido. Aos poucos, é visível, que foram conquistando novos espaços, chegando a competir com certa igualdade, com os homens, mas ainda há um caminho para ser trilhado. Percebemos que as mudanças que ocorrem no universo feminino causam impacto em outros universos que estão diretamente interligados, como no sexo, no amor e na constituição da família, portanto nos preocupamos em perceber como essas mudanças se comunicam.
Keywords: Sex and the City
Transformações
Século XX
Mulher
Amor
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Bruna Thalita Aquino. História da intimidade - uma análise das transformações dos séculos XX e XXI a partir do seriado norte-americano "Sex and the City'' de Darren Star. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20030
Date of defense: 2016
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HistoriaIntimidadeAnalise.pdfTCC13.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.