Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20027
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Umbanda: integração e legitimação
Author: Marques, Minaldo Vilela
First Advisor: Ramos, Alcides Freire
First member of the Committee: Gomes, Aguinaldo Rodrigues
Second member of the Committee: Menezes, Marco Antonio de
Summary: Esta pesquisa busca pensar a religião Umbanda, sua formação/afirmação em âmbito nacional, principalmente, na cidade de Uberlândia. Apresenta-se como uma contribuição para se pensar as manifestações locais. O trabalho é marcado pelo que hoje se tem chamado de História Cultural à medida que trata dos modos pelos quais as pessoas constroem o seu viver. A metodologia uniu o trabalho teórico ao empírico procurando confrontar os dados retirados das fontes escritas com os das entrevistas orais. As problematizações foram levantadas a partir de leituras teóricas de livros, revistas especializadas e da análise de depoimentos de participantes dos cultos. Estes permitem valorizar as experiências de vida dos praticantes da Umbanda, estendendo a integração da religião à sociedade. O texto se divide em três capítulos: o primeiro discorre sobre a formação e a origem da Umbanda no Brasil e em Uberlândia. Como a mesma surgiu na cidade, como foi o desenvolvimento de mais casas de culto e o surgimento da Federação em Minas Gerais. O segundo capítulo mostra como foi a integração e a legitimação da Umbanda. O último capítulo apresenta, a partir das falas dos entrevistados, uma sessão umbandista e quais seus procedimentos ritualísticos. Neste trabalho procura-se compreender e desmistificar os preconceitos que essa prática religiosa desperta na maioria da população. A pesquisa se justifica por ser, também, um de seus objetivos esclarecer alguns pontos obscuros que povoam o imaginário popular com respeito ao tema.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Umbanda
Preconceito
Integração
Hoje
Uberlândia-MG
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MARQUES, Minaldo Vilela. Umbanda: integração e legitimação. 2002. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20027
Date of defense: 2002
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UmbandaIntegracaoLegitimacao.pdfTCC11.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.