Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20022| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | A relevância da informática na educação |
| Autor(es): | Honório, Isac Zalman |
| Primeiro orientador: | Simonini, Gizelda Costa da Silva |
| Primeiro membro da banca: | Franco, Aléxia Pádua |
| Segundo membro da banca: | Araújo, Hermetes Reis de |
| Resumo: | Esta Monografia que tem como título A Relevância da Informática na Educação teve como objetivo principal demonstrar que ao mesmo tempo em que ocorreu a transição do paradigma moderno para a pós-modernidade houve também a transformação do paradigma educacional, através da inserção da tecnologia de informação. Assim, focaliza-se o novo papel do professor, da escola e do processo de aprendizagem diante tais transformações. Tendo este estudo a seguinte estrutura: no primeiro Capítulo, tem-se a fundamentação teórica do contexto histórico, que observa a transição do paradigma da modernidade e o paradigma da pós-modernidade, tendo como pilar Boaventura de Souza Santos, e Marc Ferro e Michel Foucault no aspecto que analisa o controle sobre os corpos e mentes em determinada época histórica e, por fim, utiliza-se Theodoro Adorno no embasamento sobre a cultura de massa. No segundo Capítulo, discorre sobre a história do computador, para logo após, no terceiro e quarto Capítulo, respectivamente, abarcar como se procede à construção do conhecimento e a relevância da informática na educação atual tendo como âncora a pesquisa de campo em duas instituições de ensino médio. |
| Notas: | Palavras-chave criadas pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). |
| Palavras-chave: | Informática Educação Pós-modernidade Computador Brasil |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | HONÓRIO, Isac Zalman. A relevância da informática na educação. 2002. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20022 |
| Data de defesa: | 2002 |
| Aparece nas coleções: | TCC - História (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RelevanciaInformaticaEducacao.pdf | TCC | 14.59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
