Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20022
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A relevância da informática na educação
Autor(es): Honório, Isac Zalman
Primeiro orientador: Simonini, Gizelda Costa da Silva
Primeiro membro da banca: Franco, Aléxia Pádua
Segundo membro da banca: Araújo, Hermetes Reis de
Resumo: Esta Monografia que tem como título A Relevância da Informática na Educação teve como objetivo principal demonstrar que ao mesmo tempo em que ocorreu a transição do paradigma moderno para a pós-modernidade houve também a transformação do paradigma educacional, através da inserção da tecnologia de informação. Assim, focaliza-se o novo papel do professor, da escola e do processo de aprendizagem diante tais transformações. Tendo este estudo a seguinte estrutura: no primeiro Capítulo, tem-se a fundamentação teórica do contexto histórico, que observa a transição do paradigma da modernidade e o paradigma da pós-modernidade, tendo como pilar Boaventura de Souza Santos, e Marc Ferro e Michel Foucault no aspecto que analisa o controle sobre os corpos e mentes em determinada época histórica e, por fim, utiliza-se Theodoro Adorno no embasamento sobre a cultura de massa. No segundo Capítulo, discorre sobre a história do computador, para logo após, no terceiro e quarto Capítulo, respectivamente, abarcar como se procede à construção do conhecimento e a relevância da informática na educação atual tendo como âncora a pesquisa de campo em duas instituições de ensino médio.
Notas: Palavras-chave criadas pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Palavras-chave: Informática
Educação
Pós-modernidade
Computador
Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: HONÓRIO, Isac Zalman. A relevância da informática na educação. 2002. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20022
Data de defesa: 2002
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RelevanciaInformaticaEducacao.pdfTCC14.59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.