Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20022
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Honório, Isac Zalman | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T13:08:43Z | - |
dc.date.available | 2017-12-18T13:08:43Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | HONÓRIO, Isac Zalman. A relevância da informática na educação. 2002. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20022 | - |
dc.description | Palavras-chave criadas pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pós-modernidade | pt_BR |
dc.subject | Computador | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.title | A relevância da informática na educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Simonini, Gizelda Costa da Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Franco, Aléxia Pádua | - |
dc.contributor.referee2 | Araújo, Hermetes Reis de | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta Monografia que tem como título A Relevância da Informática na Educação teve como objetivo principal demonstrar que ao mesmo tempo em que ocorreu a transição do paradigma moderno para a pós-modernidade houve também a transformação do paradigma educacional, através da inserção da tecnologia de informação. Assim, focaliza-se o novo papel do professor, da escola e do processo de aprendizagem diante tais transformações. Tendo este estudo a seguinte estrutura: no primeiro Capítulo, tem-se a fundamentação teórica do contexto histórico, que observa a transição do paradigma da modernidade e o paradigma da pós-modernidade, tendo como pilar Boaventura de Souza Santos, e Marc Ferro e Michel Foucault no aspecto que analisa o controle sobre os corpos e mentes em determinada época histórica e, por fim, utiliza-se Theodoro Adorno no embasamento sobre a cultura de massa. No segundo Capítulo, discorre sobre a história do computador, para logo após, no terceiro e quarto Capítulo, respectivamente, abarcar como se procede à construção do conhecimento e a relevância da informática na educação atual tendo como âncora a pesquisa de campo em duas instituições de ensino médio. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 87 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RelevanciaInformaticaEducacao.pdf | TCC | 14.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.