Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20022
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHonório, Isac Zalman-
dc.date.accessioned2017-12-18T13:08:43Z-
dc.date.available2017-12-18T13:08:43Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationHONÓRIO, Isac Zalman. A relevância da informática na educação. 2002. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20022-
dc.descriptionPalavras-chave criadas pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectComputadorpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleA relevância da informática na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Simonini, Gizelda Costa da Silva-
dc.contributor.referee1Franco, Aléxia Pádua-
dc.contributor.referee2Araújo, Hermetes Reis de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta Monografia que tem como título A Relevância da Informática na Educação teve como objetivo principal demonstrar que ao mesmo tempo em que ocorreu a transição do paradigma moderno para a pós-modernidade houve também a transformação do paradigma educacional, através da inserção da tecnologia de informação. Assim, focaliza-se o novo papel do professor, da escola e do processo de aprendizagem diante tais transformações. Tendo este estudo a seguinte estrutura: no primeiro Capítulo, tem-se a fundamentação teórica do contexto histórico, que observa a transição do paradigma da modernidade e o paradigma da pós-modernidade, tendo como pilar Boaventura de Souza Santos, e Marc Ferro e Michel Foucault no aspecto que analisa o controle sobre os corpos e mentes em determinada época histórica e, por fim, utiliza-se Theodoro Adorno no embasamento sobre a cultura de massa. No segundo Capítulo, discorre sobre a história do computador, para logo após, no terceiro e quarto Capítulo, respectivamente, abarcar como se procede à construção do conhecimento e a relevância da informática na educação atual tendo como âncora a pesquisa de campo em duas instituições de ensino médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration87pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelevanciaInformaticaEducacao.pdfTCC14.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.