Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20021
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Menezes, Benildo Machado de | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T13:08:15Z | - |
dc.date.available | 2017-12-18T13:08:15Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Benildo Machado de. Moda de viola: a autêntica música caipira. 2002. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20021 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso(PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Moda de viola | pt_BR |
dc.subject | Música caipira | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Campo | pt_BR |
dc.subject | Jeca Tatu | pt_BR |
dc.subject | Progresso | pt_BR |
dc.title | Moda de viola: a autêntica música caipira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lopreato, Christina da Silva Roquette | - |
dc.contributor.referee1 | Bessa, Karla Adriana Martins | - |
dc.contributor.referee2 | Carmo, Maria Andréa Angelotti | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico objetiva discutir alguns motivos que impulsionaram a música caipira a degenerar-se, sofrendo profundas mudanças, tanto nas letras quanto na sonoridade e musicalidade, nas duplas, que em nenhum instante lembram o sertão. A finalidade desta monografia é estudar superficialmente a música caipira, tendo por base o contexto social, que a levou a essa metamorfose. Antes a música caipira partia para a defesa do trabalhador do campo, enaltecia o trabalho rural, contava coisas do cotidiano da roça; geralmente era a história de uma vida. Durante a pesquisa o autor analisou letras de algumas composições musicais. O texto da monografia se divide em três capítulos: o primeiro mostra como a viola foi introduzida no Brasil, pelas mãos dos colonos/exploradores portugueses e dos jesuítas. Estes últimos a utilizaram na catequização dos indígenas, pois os mesmos se sentiam enfeitiçados, maravilhados por aquele som. A pesquisa tenta mostrar como se deu o "desenvolvimento" deste instrumento, influenciado pelo encontro da cultura europeia com a indígena e, mais tarde, com a africana. Dessa miscigenação nasce um "novo" instrumento, variando de região para região, tanto na sonoridade, quanto no tamanho e no tipo de afinação. Na sequência deste mesmo capítulo, o autor analisa como foi criado no imaginário comum o mito do “Jeca Tatu”. Porque o preconceito que a legítima música caipira sofreu ou ainda sofre está intimamente ligado à figura deste personagem Monteiro Lobato: sujeito indolente, um atrasado em todos os sentidos. O segundo capítulo faz uma análise de algumas composições de músicas caipiras, a fim de verificar como seus autores já estavam impregnados pela noção de progresso, e isso, obviamente, era transferido para as letras das músicas, composições estas que retratavam os sentimentos que o homem do campo tinha em relação aos acontecimentos que o desenvolvimento trazia em seu bojo. O último capítulo mostra alguns fatores que influenciaram na drástica mudança a que a música caipira foi submetida, da indústria cultural, da onda desenvolvimentista que o Brasil estava vivendo, no turbilhão de acontecimentos promovido pela implantação definitiva do capitalismo por estas bandas. Também oferece uma rápida biografia de Tião Carreiro & Pardinho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 39 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ModaViolaAutentica.pdf | TCC | 5.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.