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dc.creatorMenezes, Benildo Machado de-
dc.date.accessioned2017-12-18T13:08:15Z-
dc.date.available2017-12-18T13:08:15Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationMENEZES, Benildo Machado de. Moda de viola: a autêntica música caipira. 2002. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20021-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso(PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModa de violapt_BR
dc.subjectMúsica caipirapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectCampopt_BR
dc.subjectJeca Tatupt_BR
dc.subjectProgressopt_BR
dc.titleModa de viola: a autêntica música caipirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopreato, Christina da Silva Roquette-
dc.contributor.referee1Bessa, Karla Adriana Martins-
dc.contributor.referee2Carmo, Maria Andréa Angelotti-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico objetiva discutir alguns motivos que impulsionaram a música caipira a degenerar-se, sofrendo profundas mudanças, tanto nas letras quanto na sonoridade e musicalidade, nas duplas, que em nenhum instante lembram o sertão. A finalidade desta monografia é estudar superficialmente a música caipira, tendo por base o contexto social, que a levou a essa metamorfose. Antes a música caipira partia para a defesa do trabalhador do campo, enaltecia o trabalho rural, contava coisas do cotidiano da roça; geralmente era a história de uma vida. Durante a pesquisa o autor analisou letras de algumas composições musicais. O texto da monografia se divide em três capítulos: o primeiro mostra como a viola foi introduzida no Brasil, pelas mãos dos colonos/exploradores portugueses e dos jesuítas. Estes últimos a utilizaram na catequização dos indígenas, pois os mesmos se sentiam enfeitiçados, maravilhados por aquele som. A pesquisa tenta mostrar como se deu o "desenvolvimento" deste instrumento, influenciado pelo encontro da cultura europeia com a indígena e, mais tarde, com a africana. Dessa miscigenação nasce um "novo" instrumento, variando de região para região, tanto na sonoridade, quanto no tamanho e no tipo de afinação. Na sequência deste mesmo capítulo, o autor analisa como foi criado no imaginário comum o mito do “Jeca Tatu”. Porque o preconceito que a legítima música caipira sofreu ou ainda sofre está intimamente ligado à figura deste personagem Monteiro Lobato: sujeito indolente, um atrasado em todos os sentidos. O segundo capítulo faz uma análise de algumas composições de músicas caipiras, a fim de verificar como seus autores já estavam impregnados pela noção de progresso, e isso, obviamente, era transferido para as letras das músicas, composições estas que retratavam os sentimentos que o homem do campo tinha em relação aos acontecimentos que o desenvolvimento trazia em seu bojo. O último capítulo mostra alguns fatores que influenciaram na drástica mudança a que a música caipira foi submetida, da indústria cultural, da onda desenvolvimentista que o Brasil estava vivendo, no turbilhão de acontecimentos promovido pela implantação definitiva do capitalismo por estas bandas. Também oferece uma rápida biografia de Tião Carreiro & Pardinho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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