Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20016
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorParreira, Alexandra Cristina de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-12-18T13:05:14Z-
dc.date.available2017-12-18T13:05:14Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationPARREIRA, Alexandra Cristina de Oliveira. Histórico da exclusão escolar: (des)caminhos do sistema de ciclos. 2002. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20016-
dc.descriptionPalavras-chave criadas pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExclusão escolarpt_BR
dc.subjectProgressão continuadapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCiclospt_BR
dc.subjectUberlândia-MGpt_BR
dc.titleHistórico da exclusão escolar: (des)caminhos do sistema de ciclospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Franco, Aléxia Pádua-
dc.contributor.referee1Simonini, Gizelda Costa da Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Maria Vieira-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste numa reflexão sobre algumas mudanças ocorridas no interior das escolas públicas de Uberlândia, que se expressaram através da implantação do regime de progressão continuada no Estado de Minas Gerais, organizando o ensino fundamental em sistema de ciclos. O interesse por esse tema surgiu pelo caráter polêmico que o mesmo adquiriu no interior da escola. Este sistema, evidenciado como alternativa na solução de problemas referentes à exclusão escolar, na década de 80, tendo em vista a abertura política e o processo de democratização do país, pela forma como vem sendo implementado pela SEE/MG não tem alcançado resultados efetivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration45pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HistoricoExclusaoEscolar.pdfTCC1.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.