Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20016
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Parreira, Alexandra Cristina de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T13:05:14Z | - |
dc.date.available | 2017-12-18T13:05:14Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | PARREIRA, Alexandra Cristina de Oliveira. Histórico da exclusão escolar: (des)caminhos do sistema de ciclos. 2002. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20016 | - |
dc.description | Palavras-chave criadas pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Exclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Progressão continuada | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ciclos | pt_BR |
dc.subject | Uberlândia-MG | pt_BR |
dc.title | Histórico da exclusão escolar: (des)caminhos do sistema de ciclos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Franco, Aléxia Pádua | - |
dc.contributor.referee1 | Simonini, Gizelda Costa da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Maria Vieira | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste numa reflexão sobre algumas mudanças ocorridas no interior das escolas públicas de Uberlândia, que se expressaram através da implantação do regime de progressão continuada no Estado de Minas Gerais, organizando o ensino fundamental em sistema de ciclos. O interesse por esse tema surgiu pelo caráter polêmico que o mesmo adquiriu no interior da escola. Este sistema, evidenciado como alternativa na solução de problemas referentes à exclusão escolar, na década de 80, tendo em vista a abertura política e o processo de democratização do país, pela forma como vem sendo implementado pela SEE/MG não tem alcançado resultados efetivos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 45 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HistoricoExclusaoEscolar.pdf | TCC | 1.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.