Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20011
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A presença de Jean Paul Sartre no teatro oficina - a encenação de “A Engrenagem”
Author: Nunes, Romecarlos Costa
First Advisor: Ramos, Rosangela Patriota
First member of the Committee: Ramos, Alcides Freire
Second member of the Committee: Barbosa, Kátia Eliane
Summary: A peça A Engrenagem de Jean-Paul Sartre encenada pelo grupo Oficina em 1960, em parceria com o Arena de Boal, marca com certa destreza o pensamento intelectual dos membros de tal grupo, além de representarem a força que viria a ser o grupo recém-formado, pois Sartre, bem como sua filosofia nesta época vivia seu auge como uma nova forma de se pensar a realidade política mundial. Logo é nessa conjuntura que se percebe que “A Engrenagem”, o primeiro trabalho político do grupo Oficina, de autoria do referido filósofo, tornara-se fundamental para o grupo, uma vez que ela marca o começo da tomada de posições do grupo em questões de âmbito mais geral, como a inserção de suas apresentações em situações referentes à realidade nacional. Nesse sentido, deve-se esclarecer que escolhi como tema da pesquisa a encenação da peça “A Engrenagem” de J. P. Sartre realizada pelo Grupo Oficina, em 1960. “A Engrenagem” conta uma história de lutas e controvérsias, na qual eclode uma revolução que derruba um ditador de um país latino americano. Jean Aguerra, antigo revolucionário, transformou-se em ditador, pois munido por pressões peculiares deixou-se esmagar pela engrenagem que ele mesmo ajudou a criar. Portanto deve-se esclarecer que o objetivo desse estudo é propor a discussão da filosofia e logicamente da pessoa de J. P. Sartre, assim como, a formação do Grupo Oficina em um dado contexto histórico nacional através da apresentação dessa peça no início da década de 60. Tendo como fio condutor a interdisciplinaridade entre história, teatro e filosofia. Por fim deve-se dizer “A Engrenagem” além de ter como proposta retratar a inutilidade dos movimentos revolucionários quando eles não visavam à libertação nacional das malhas imperialismo, traz em si uma série de questionamentos. Dentre eles pode-se destacar o compromisso, ou seja, o engajamento, que de acordo com E. Bentley, para Sartre, só é possível participando ativamente das lutas dos homens aceitando muitas coisas para mudar algumas.
Notes: Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: A Engrenagem
Jean Paul Sartre
História e Teatro
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: NUNES, Romecarlos Costa. A presença de Jean Paul Sartre no teatro oficina - a encenação de “A Engrenagem”. 2003. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20011
Date of defense: 2003
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PresencaJeanPaul.pdfTCC24.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.