Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20000
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A conquista da liberdade: cenas do cotidiano uberabense nas últimas décadas da escravidão no Brasil
Author: Ribeiro Júnior, Florisvaldo Paulo
First Advisor: Salles, lraci Galvão
First member of the Committee: Dângelo, Newton
Second member of the Committee: Lopreato, Christina da Silva Roquette
Summary: O trabalho remonta alguns aspectos da vida cotidiana dos escravos uberabenses, permitindo a estes emergir na cena historiográfica enquanto agentes sociais que diretamente influenciaram o processo de desagregação do trabalho servil. Durante a pesquisa foram analisados, aproximadamente, noventa processos criminais dos cento e trinta e oito existentes no Arquivo Público de Uberaba. Daqueles, um total de doze foram objeto de transcrição literal. O leitor perceberá a ausência das fontes jornalísticas. Porém essa ausência foi suprida com fontes literárias, memorialistas e outras. O texto monográfico se divide em três capítulos: o primeiro apresenta o escravo da cidade de Uberaba que, através de sua experiência cotidiana, conquistou uma dada autonomia imprimindo determinados limites à dominação senhorial. Limites estes que, quando rompidos, permitiram a reação e expressão concreta da solidariedade entre os escravos. O segundo capítulo demonstra que a sociedade escravista uberabense não se caracterizava pela violência constante, mas que os limites entre a violência e uma solução negociada eram muito tênues. Além disso, o aparato policial era incapaz de exercer por si só o controle sobre o conflito característico da sociedade escravista. O último capítulo revela que, diante do conflito que se afigurava, os proprietários se movimentavam no sentido de criar novas ações (não só repressivas) que permitiam o estabelecimento da disciplina e do controle para manter os espaços da cidade dentro da “ordem” que a produção de mercadorias exigia. É deste modo que se demonstra que o escravo na sociedade uberabense participou efetivamente da desagregação do trabalho servil através de uma ação que impôs limites à dominação senhorial, expondo a olhos vistos as suas contradições menos evidentes.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Uberaba
Escravos
Agentes sociais
Cotidiano
Resistência
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: RIBEIRO JÚNIOR, Florisvaldo Paulo. A conquista da liberdade: cenas do cotidiano uberabense nas últimas décadas da escravidão no Brasil. 1997. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20000
Date of defense: 1997
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConquistaLiberdadeCenas.pdfTCC13.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.