Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19997
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O avesso e o direito de uma luta por emancipação - movimentos femininos em Uberlândia: 1970-1990
Author: Guerra, Cláudia Costa
First Advisor: Almeida, Antônio de
Summary: A preocupação central deste trabalho monográfico é recuperar, de forma crítica e dialética, a presença da mulher como sujeito social num contexto geral, e em Uberlândia especialmente, a partir do decênio de 70 até 1992. Para tanto, prioriza, sem descartar outros espaços de luta, os movimentos femininos através dos quais analisa e discute as variadas formas de ações desenvolvidas pelas mulheres frente à discriminação e dominação a que estão submetidas. Quanto às fontes escritas, tentando ultrapassar sua intencionalidade imediata, foi realizada uma análise (mais superficial ou profunda conforme a quantidade/qualidade e acesso à documentação encontrada sobre o tema) dos documentos produzidos pela Organização Feminina de Uberlândia, Associação de Mulheres, Seção de Apoio e Defesa dos Direitos da Mulher da Prefeitura Municipal de Uberlândia, Clubes de Mães, Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Mulher, Grupo de Mulheres do Movimento União e Consciência Negra, Núcleo de Estudos de Gênero e Pesquisa sobre a Mulher da Universidade Federal de Uberlândia (NEGUEM/UFU) e Movimento Feminino Autônomo, assim como a documentação produzida por diversos movimentos partidários (PT, PPS e PC do B), sindicais (principalmente o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário de Uberlândia) e populares da cidade.Quanto ás fontes orais, foram realizadas entrevistas com pessoas ligadas às entidades, instituições e movimentos já citados. Para melhor contraponto, ao nível do discurso, também foram entrevistados homens e mulheres desvinculados desses movimentos. A técnica utilizada para as entrevistas foi a do gravador, sob orientação de um roteiro previamente elaborado. O texto do trabalho foi dividido em três capítulos: o primeiro discorre sobre Os Movimentos Femininos em Uberlândia e suas Entidades “Representativas”, onde se tece uma análise crítica dos mais diversos movimentos que "representam" ou desenvolvem trabalhos junto às mulheres menos privilegiadas em Uberlândia. O segundo apresenta A Mulher na Luta dos Trabalhadores e verifica o caráter da relação entre a mulher e os movimentos partidários, sindicais e populares considerados progressistas. O último capítulo apresenta O Cotidiano da Mulher Trabalhadora, marcado pela opressão doméstica, profissional, sexual, jurídica e a inexistência de assistência adequada e informações suficientes para sua saúde.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso. (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Movimentos femininos
Emancipação
Uberlândia
1970-1990
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: GUERRA, Cláudia Costa. O avesso e o direito de uma luta por emancipação - movimentos femininos em Uberlândia: 1970-1990. 1992. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1992.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19997
Date of defense: 1992
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvessoDireitoLuta.pdf4.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.