Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19995
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: As Comunidades Eclesiais de Base no processo de urbanização de Uberlândia
Author: Santos, Paulo Roberto de Oliveira
First Advisor: Almeida, Antônio de
Summary: Esta monografia pretende analisar a dinâmica que mantém a vitalidade das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) na cidade de Uberlândia de 1978 a 1988. A partir da atuação das CEBs no processo de enfrentamento do poder público - principalmente municipal - nas questões ligadas ao projeto de desenvolvimento urbano de Uberlândia e, principalmente, nas suas relações com o poder eclesial, é possível perceber de que forma o elemento religioso pode ter atuado de maneira decisiva? Em que medida teria sido a Fé a responsável pela atuação dos membros das comunidades nas lutas por melhores condições de vida? As fontes utilizadas na pesquisa abrangem documentos das CEBs, da Igreja local e depoimentos de membros das comunidades. As reflexões se iniciam com a análise de Conclusões da III Conferência do Episcopado Latino-Americano sobre as CEBs. O segundo tópico apresenta o histórico das CEBs e suas localizações geográficas no Brasil. Além de questões como: onde começaram? Quando apareceram? Onde atuam? Como tem sido esta atuação? A seguir é analisada a atuação das CEBs na cidade de Uberlândia.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador dos Projetos (Per)cursos da graduação em História: entre a iniciação científica e a conclusão de curso. (PROGRAD/DIREN/UFU 2017/2018) e Entre a iniciação científica e a conclusão de curso: a produção monográfica dos Cursos de Graduação em História da UFU (PIBIC EM CNPq/UFU 2017-2018).
Keywords: Comunidades Eclesiais de Base
Urbanização
Uberlândia
1978 a 1988
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SANTOS, Paulo Roberto de Oliveira. As comunidades eclesiais de base no processo de urbanização de Uberlândia. 1988. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1988.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19995
Date of defense: 1988
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComunidadesEclesiaisBase.pdf3.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.