Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19968
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Efeitos do saneamento básico sobre indicadores de saúde e educação de ricos e pobres: uma análise para os municípios brasileiros nos anos 2000 e 2010
Author: Sousa Jr, Valdecy Caetano de
First Advisor: Saiani, Carlos César Santejo
First member of the Committee: Alves, Thaís Guimarães
Second member of the Committee: Veríssimo, Michele Polline
Third member of the Committee: Saiani, Carlos César Santejo
Summary: Na presente monografia, foram analisados os efeitos do acesso a coleta de esgoto sobre os indicadores municipais de saúde e educação, sendo que a saúde é dada como o canal de transmissão para os impactos sobre a educação e se os efeitos são heterogêneos em relação ao níveis de renda. Foram utilizados dados para os anos de 2000 e 2010, em função da disponibilidade de dados dos Censos Demográficos do IBGE, e estimações econométricas para um painel de municípios brasileiros. Os indicadores de acesso a coleta de esgoto foram divididos em cinco quintis de rendimento domiciliar per capita com o intuito de captar o efeito do acesso em cada um deles, dado que, de acordo com a literatura especializada, a população mais pobre tende a ser mais afetada pela ausência de acesso adequado a serviços de saneamento básico. Além disso, foram consideradas faixas etárias variadas (menor de 1 ano; entre 1 e 5 anos; 6 a 14 anos), buscando comprovar o fato de que a população mais jovem é mais sensível a inadequações no saneamento. Os resultados obtidos sinalizam a relação entre a ausência dos serviços sanitários com os indicadores de educação e saúde à nível municipal, chamando a atenção para a população de baixa renda e para as menores faixas etárias.
Keywords: Saneamento Básico
Saúde
Desigualdade
Educação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOUZA JR., Valdecy Caetano de. Efeitos do saneamento básico sobre indicadores de saúde e educação de ricos e pobres: uma análise para os municípios brasileiros nos anos 2000 e 2010. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19968
Date of defense: 28-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EfeitosSaneamentoBásico.pdfTCC1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.