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Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Sintomas do TDAH em crianças e adolescentes: causa ou consequência do ambiente familiar?
Título(s) alternativo(s): ADHD symptoms in children and adolescents: cause or consequence of the family environment?
Autor(es): Leite, Donizete Tadeu
Primeiro orientador: Morales, Nívea de Macedo Oliveira
Segundo orientador: Mendonça, Tania Maria da Silva
Primeiro membro da banca: Morales, Nívea de Macedo Oliveira
Segundo membro da banca: Melo, Áurea Nogueira de
Terceiro membro da banca: Assumpção Júnior, Francisco Baptista
Quarto membro da banca: Lopes, Ederaldo José
Quinto membro da banca: Pinto, Rogério de Melo Costa
Resumo: Introdução: A abordagem do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) como uma psicopatologia do desenvolvimento tem proporcionado previsões de como suas características sintomatológicas podem se desenvolver ao longo do tempo e como múltiplos fatores de risco e proteção, incluindo biologia e ambiente familiar, se relacionam para impactar esse desenvolvimento. Objetivo: Baseado nessa premissa, o presente estudo buscou investigar o relacionamento mútuo entre algumas variáveis ambientais familiares com a intensidade dos sintomas do TDAH de crianças/adolescentes, usando abordagem estatística de modelagem de equações estruturais (SEM). Materiais e métodos: Uma amostra de 111 cuidadores de crianças/adolescentes na faixa de cinco a 17 anos, diagnosticadas com TDAH, responderam os questionários sobre (a) suas crenças de personalidade (PBQ-SF), (b) a qualidade da interação familiar (EQIF), (c) a qualidade de vida da criança/adolescente (PedsQL) e (d) sua percepção de qualidade de vida (WHOQoL-Bref). Os relacionamentos entre as variáveis ambientais familiares e estes relacionamentos com a intensidade de sintomas do TDAH na criança/adolescente (MTA-SNAP IV) foram analisados, considerando duas perspectivas: os sintomas do TDAH como preditores das dificuldades percebidas no ambiente familiar e o ambiente familiar como preditor dos sintomas do TDAH. Resultados: Os resultados encontrados confirmaram o impacto mútuo existente entre os sintomas do TDAH em crianças/adolescentes e os fatores do ambiente familiar, especialmente em modelos mediados pelos aspectos negativos da interação familiar e por uma reduzida qualidade de vida da criança/adolescente. Conclusão: O sinergismo verificado entre os fatores ambientais familiares e os sintomas do TDAH estabelece que os aspectos do ambiente familiar são considerados preditores importantes para a avaliação do curso e evolução da sintomatologia TDAH em crianças/adolescentes, assim como os sintomas do TDAH podem contribuir para as adversidades no ambiente familiar e impactar negativamente a qualidade de vida. Palavras-chave: Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, transtornos da personalidade, ambiente familiar, qualidade de vida, criança e adolescente, modelagem de equações estruturais.
Abstract: Introduction: The approach to Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) as a developmental psychopathology has provided predictions of how its symptomatological characteristics can develop over time and how multiple risk factors and protection, including biology and family environment, relate to impact on this development. Objective: Based on this premise, the present study sought to investigate the mutual relationship between some family environmental variables with the intensity of ADHD symptoms in children/adolescents, using a statistical approach to structural equation modeling (SEM). Material and methods: A sample of 111 caregivers of children/adolescents aged from five to 17 years, diagnosed with ADHD, answered the questionnaires about (a) their personality beliefs (PBQ-SF), (b) the quality of family interaction (EQIF), (c) the quality of life of the child/adolescent (PedsQL) and (d) their quality of life perception (WHOQoL-Bref). The relationships between the family environmental variables and these relationships with the intensity of ADHD symptoms in child/adolescent (MTA-SNAP IV) were analyzed, considering two perspectives: ADHD symptoms as predictors of perceived difficulties in the family environment and the family environment as predictor of ADHD symptoms. Results: The results found confirmed the mutual impact between ADHD symptoms in children/ adolescents and family environment factors, especially when they are mediated by negative aspects of family interaction and by a reduced quality of life of the child/ adolescent. Conclusion: The synergism verified between family environmental factors and ADHD symptoms establishes that environmental aspects are considered important predictors for the evaluation of the course and evolution of ADHD symptoms in children/adolescents, as well as the fact that ADHD symptoms may contribute to adversities in the family environment and negatively impact the quality of life. Keywords: Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder, personality disorders, family environment, quality of life, child and adolescent, structural equation modeling.
Palavras-chave: Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
Ambiente familiar
Qualidade de vida
Transtornos da personalidade
Modelagem de equações estruturais (SEM)
Criança e adolescente
Attention-Deficit/Hyperactivity (ADHD)
Family environment
Quality of life
Personality disorders
Structural equation modeling (SEM)
Child and adolescent
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde
Referência: LEITE, Donizete Tadeu. Sintomas do TDAH em crianças e adolescentes: causa ou consequência do ambiente familiar?. 2017. 123 f. Tese de doutorado (Pós-graduação em Ciências da Saúde) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.183
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2017.183
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19965
Data de defesa: 17-Nov-2017
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