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metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Stand up : caracterização de um gênero oral sob a perspectiva da análise de discurso crítica (ADC)
metadata.dc.creator: Andrade, Valdete Aparecida Borges
metadata.dc.contributor.advisor1: Ottoni., Maria Aparecida Resende
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Edna Cristina Muniz da
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Anair Valênia Martins
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Maria Cecília de
metadata.dc.contributor.referee4: Travaglia, Luiz Carlos
metadata.dc.description.resumo: Diante da escassez de pesquisas que focalizem os gêneros orais, senti-me instigada a caracterizar um gênero novo e emergente no Brasil, o stand up. Considero que esta pesquisa é necessária e relevante, pois pode revelar aspectos importantes do funcionamento desse gênero, das práticas sociais das quais ele é parte e de outros ligados a ele e, ao mesmo tempo, fomentar ainda mais as discussões sobre os gêneros. O objetivo geral desta pesquisa é caracterizar o stand up por meio da análise dos seus aspectos textuais-discursivos e das práticas sociais das quais é parte. Os objetivos específicos são: a) Identificar se há um pré- gênero predominante no stand up; b) Averiguar de qual cadeia de gêneros o stand up faz parte; c) Investigar se há uma mistura de gêneros no stand up; d) Averiguar de que tecnologias comunicativas esse gênero depende; e) Observar os elementos que compõem o gênero stand up e seus efeitos na construção do humor; f) Pesquisar que estereótipos entram na sua constituição e como eles são representados pelos comediantes; g) Identificar, por meio da aplicação de um questionário, como os comediantes definem e caracterizam o gênero stand up; h) Investigar o que provoca o riso no stand up. Para atingir esses objetivos, recorro à proposta de Fairclough (2003), na área da Análise de Discurso Crítica (ADC), às contribuições de Raskin (1979, 1985), Attardo e Raskin (1991), Travaglia (1989a, 1989b, 1990, 1991, 2007, 2015), Propp (1992), Bergson (2001) e Freud (1905), no que se refere aos estudos do humor, a Travaglia et al (2013) e Dolz e Schneuwly (2004), para tratar dos gêneros orais, e aos pressupostos da metodologia qualitativa, com base em Bauer, Gaskell e Allum (2002), Flick (2009a, 2009b), Silverman (2009) e Johnson (2010). Com o intuito de ampliar perspectivas de olhar para meu objeto de pesquisa, recorro à triangulação da teoria e dos dados coletados e gerados. Nesta pesquisa, adoto a proposta de Fairclough (2003) de se analisar os modos pelos quais o discurso figura nas práticas sociais - modos de agir, de representar e de ser - articulados aos três significados - acional, representacional e identificacional. Concomitante à análise dos significados, identifico como o humor é construído no stand up com base nas seis categorias do humor propostas por Travaglia (1989a) e na subcategoria criatividade elaborada por Sousa (2012). Como resultado, identifiquei as seguintes características que mais se destacam no stand up: utilização dos mecanismos ironia, exagero, cumplicidade, uso de estereótipos, criatividade e dos scripts absurdo e esperteza; linguagem informal com uso excessivo de palavrões; associação da linguagem verbal à não verbal; texto inédito e original; diversidade de temas; utilização do pré-gênero dissertativo (comentário) em fusão com o humorístico, conjugado com a descrição e a narração. Este estudo evidencia potencialidades da ADC, para a análise de gêneros, e se constitui em uma importante contribuição para esse campo teórico e, especialmente, para a caracterização de outros gêneros orais. Com esta pesquisa, acredito ter atingido uma caracterização significativa do stand up.
Abstract: Facing the scarcity of research that focuses on oral genres, I felt instigated to characterize a new and emerging genre in Brazil, the stand up. I believe that this research is necessary and relevant because it can reveal important aspects of the functioning of this genre, of the social practices of which it is a part of it, and of others linked to it, while at the same time promote further discussions about the genres. The general objective of this research is to characterize the stand up by analyzing its textual-discursive aspects and the social practices of which it is part of it. The specific objectives are: a) to identify if there is a predominant pre-genre in the stand up; b) to examine from which genre chain the stand up is part of it; c) to investigate if there is a mixture of genres in the stand up; d) to find out from which communicative technologies this genre depends on; e) to observe the elements that compose the genre stand up and its effects in the construction of humor; f) to search what stereotypes come into their constitution and how they are represented by the comedians; g) to identify, by applying a questionnaire, how the comedians define and characterize the stand up genre; h) to investigate what causes the laughter in the stand up. To achieve these goals, I refer to the proposal of Fairclough (2003), in the area of Critical Discourse Analysis (CDA), to the contributions of Raskin (1979, 1985), Attardo and Raskin (1991), Travaglia (1989a, 1989b, 1990, 1991, 2007, 2015), Propp (1992), Bergson (2001) and Freud (1905), for humor studies, Travaglia et al (2013) and Dolz and Schneuwly (2004) to deal with oral genres, and to the assumptions of the qualitative methodology, based on Bauer, Gaskell and Allum (2002), Flick (2009a, 2009b), Silverman (2009) and Johnson (2010). In order to broaden perspectives to look at my research object, I turn to the triangulation of theory and data collected and generated. In this research, I adopt Fairclough's (2003) proposal to analyze the ways in which discourse appears in social practices - modes of acting, representing and being - articulated to the three meanings - actional, representational and identificational. Concurrent with the analyzed meanings, I identify how humor is built in the stand up based on the six humor categories proposed by Travaglia (1989a) and in the creativity subcategory elaborated by Sousa (2012). As a result, I identified the following characteristics that stand out most in stand up: the use of irony, exaggeration, complicity mechanisms, use of stereotypes, creativity and absurd and cleverness scripts; informal language with excessive use of profanity; association of verbal and nonverbal language; unpublished and original text; diversity of themes; use of the pre-gender essay (commentary) merged with the humorous, together with the description and the narration. This study evidences CDA's potential for genre analysis and constitutes an important contribution to this theoretical field and especially to the characterization of other oral genres. With this research, I believe I have achieved a significant characterization of the stand up.
Keywords: Linguística
Análise crítica do discurso
Gêneros orais
Stand up
Gênero oral
Humor
Análise de Discurso Crítica (ADC)
Oral genres
Critical Discourse Analysis (CDA)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Citation: ANDRADE, Valdete Aparecida Borges. Stand up : caracterização de um gênero oral sob a perspectiva da análise de discurso crítica (ADC). 2017. 305 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
metadata.dc.identifier.doi: x
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19896
Issue Date: 7-Jul-2017
Appears in Collections:TESE - Estudos Linguísticos

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