Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19805
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação psicomotora: ideações pedagógicas de docentes formados em educação física na formação de professores para a educação infantil
Autor(es): Moura, Maria Aparecida da Silva
Primeiro orientador: Baraúna, Silvana Malusá
Primeiro membro da banca: Oliveira, Guilherme Saramago de
Segundo membro da banca: Rios, Gilma Maria
Resumo: Este trabalho localizou-se na Linha MEC, Mídias, Educação e Comunicação, abordando a temática educação psicomotora e seus benefícios na educação infantil. A tese defendida foi a de que o profissional formado em educação física e atuante na graduação desse curso teria um conhecimento mais abrangente a respeito desse tema, bem como, das categorias elencadas para o estudo e sua relevância na infância. Assim, apresentou como objetivos: “investigar, estudar e compreender qual o grau de importância que os docentes universitários, formados e atuantes no curso de graduação em Educação Física, atribuem às categorias: 1) Psicomotricidade, 2) Educação Psicomotora, 3) Desenvolvimento humano e desenvolvimento motor e 4) Aprendizagem Motora. Visa identificar, analisar e descrever as ideações que esses professores possuem acerca da Educação Psicomotora e seus benefícios na Educação Infantil”. Tratamos, aqui, de uma pesquisa exploratório-analítica com abordagens quantitativa e qualitativa, utilizando-se de um instrumento misto - afirmações fechadas (Escala Likert, de cinco pontos) e três questões abertas (Análise de Conteúdo). Como população-alvo, contamos com a participação de 10 docentes formados e atuantes na graduação de educação física de uma instituição de Ensino Superior - IES, na cidade de Uberlândia. Em síntese, os resultados revelaram que esses profissionais da área do movimento, na sua prática pedagógica, atribuem graus de importância diferenciados em alguns aspectos da pesquisa, mas em outros, concordam na maioria dos itens pesquisados. Percebemos que nas categorias Psicomotricidade, Educação Psicomotora e Desenvolvimento motor humano, os graus de valorização se aproximam, já na categoria Aprendizagem Motora, houve maior divergência e posição de neutralidade em alguns questionamentos, alternando os valores atribuídos aos graus de importância da pesquisa. Concluímos que a Educação Física na educação infantil, utilizando como metodologia de trabalho a educação psicomotora, oferece papel relevante e tem como principal objetivo oportunizar e viabilizar estratégias em que as crianças se desenvolvam com autonomia, criatividade, iniciativa, despertando potenciais. A educação psicomotora como vertente da Psicomotricidade, aliada aos processos de desenvolvimento psicomotor e aprendizagem motora, é de grande valia para a construção das bases motoras na infância.
Abstract: This article aims to “investigate, study and understand the degree of importance that the teachers of the university, graduated and working on the course of Physical Education assign to the following categories: 1) Psychomotricity, 2) Psychomotor education, 3) Human development and motor development and 4) Motor Learning. It aims to identify, analyze and describe the ideals that these teachers have about Psychomotor Education and its benefits for Child Education”. The thesis defended was that the professional graduated in Physical Education, and working on the graduation of this course would have a wider knowledge about this subject as well as of the categories listed for this study and its relevance in childhood. We are dealing here with an analytical and exploratory research with qualitative and quantitative approaches, using a mixed instrument - closed affirmations (Likert Scale, of five points) and tree questions (Content Analysis). As targets we counted with the participation of 10 graduated and working teachers who have graduated in an Institution of Higher Education (IES) in the city of Uberlândia. In short, the results revealed that these professionals of the motion area, in their pedagogical practice, give different degrees of importance in some aspects of the research but they agree in the majority of researched subjects. We realized that in the categories of psychomotrocity, Psychomotor Education and Human and Motor Development, the degrees of appreciation are closer, whereas in the Motor Learning there was the biggest divergence in the researched items and biggest indication of neutrality in some of the questions. We concluded that Physical Education in Child Education, using as a work methodology the psychomotor education, offers a relevant role and has the goals to opportunize and make it feasible that the children develop with autonomy, creativity, initiative, awakening in them their potentials. The psychomotor education as a side of Psychomotricity, allied to the processes of motor development is of great value to the construction of motor bases in childhood.
Palavras-chave: Educação
Educação de crianças
Educação fisica - Formaçao de professores
Aprendizagem motora
Educação psicomotora
Educação física
Educação infantil
Psychomotor education
Physical education
Child education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: MOURA, Maria Aparecida da Silva. Educação psicomotora: ideações pedagógicas de docentes formados em educação física na formação de professores para a educação infantil. 2017. 186 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.516
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.516
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19805
Data de defesa: 23-Out-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoPsicomotoraIdeacoes.pdfDissertação16.5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.