Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19805
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoura, Maria Aparecida da Silva-
dc.date.accessioned2017-10-06T17:21:57Z-
dc.date.available2017-10-06T17:21:57Z-
dc.date.issued2017-10-23-
dc.identifier.citationMOURA, Maria Aparecida da Silva. Educação psicomotora: ideações pedagógicas de docentes formados em educação física na formação de professores para a educação infantil. 2017. 186 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.516pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19805-
dc.description.abstractThis article aims to “investigate, study and understand the degree of importance that the teachers of the university, graduated and working on the course of Physical Education assign to the following categories: 1) Psychomotricity, 2) Psychomotor education, 3) Human development and motor development and 4) Motor Learning. It aims to identify, analyze and describe the ideals that these teachers have about Psychomotor Education and its benefits for Child Education”. The thesis defended was that the professional graduated in Physical Education, and working on the graduation of this course would have a wider knowledge about this subject as well as of the categories listed for this study and its relevance in childhood. We are dealing here with an analytical and exploratory research with qualitative and quantitative approaches, using a mixed instrument - closed affirmations (Likert Scale, of five points) and tree questions (Content Analysis). As targets we counted with the participation of 10 graduated and working teachers who have graduated in an Institution of Higher Education (IES) in the city of Uberlândia. In short, the results revealed that these professionals of the motion area, in their pedagogical practice, give different degrees of importance in some aspects of the research but they agree in the majority of researched subjects. We realized that in the categories of psychomotrocity, Psychomotor Education and Human and Motor Development, the degrees of appreciation are closer, whereas in the Motor Learning there was the biggest divergence in the researched items and biggest indication of neutrality in some of the questions. We concluded that Physical Education in Child Education, using as a work methodology the psychomotor education, offers a relevant role and has the goals to opportunize and make it feasible that the children develop with autonomy, creativity, initiative, awakening in them their potentials. The psychomotor education as a side of Psychomotricity, allied to the processes of motor development is of great value to the construction of motor bases in childhood.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEducação fisica - Formaçao de professorespt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectEducação psicomotorapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPsychomotor educationpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.titleEducação psicomotora: ideações pedagógicas de docentes formados em educação física na formação de professores para a educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Baraúna, Silvana Malusá-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705157Y0pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Guilherme Saramago de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716291A6pt_BR
dc.contributor.referee2Rios, Gilma Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773264P3pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho localizou-se na Linha MEC, Mídias, Educação e Comunicação, abordando a temática educação psicomotora e seus benefícios na educação infantil. A tese defendida foi a de que o profissional formado em educação física e atuante na graduação desse curso teria um conhecimento mais abrangente a respeito desse tema, bem como, das categorias elencadas para o estudo e sua relevância na infância. Assim, apresentou como objetivos: “investigar, estudar e compreender qual o grau de importância que os docentes universitários, formados e atuantes no curso de graduação em Educação Física, atribuem às categorias: 1) Psicomotricidade, 2) Educação Psicomotora, 3) Desenvolvimento humano e desenvolvimento motor e 4) Aprendizagem Motora. Visa identificar, analisar e descrever as ideações que esses professores possuem acerca da Educação Psicomotora e seus benefícios na Educação Infantil”. Tratamos, aqui, de uma pesquisa exploratório-analítica com abordagens quantitativa e qualitativa, utilizando-se de um instrumento misto - afirmações fechadas (Escala Likert, de cinco pontos) e três questões abertas (Análise de Conteúdo). Como população-alvo, contamos com a participação de 10 docentes formados e atuantes na graduação de educação física de uma instituição de Ensino Superior - IES, na cidade de Uberlândia. Em síntese, os resultados revelaram que esses profissionais da área do movimento, na sua prática pedagógica, atribuem graus de importância diferenciados em alguns aspectos da pesquisa, mas em outros, concordam na maioria dos itens pesquisados. Percebemos que nas categorias Psicomotricidade, Educação Psicomotora e Desenvolvimento motor humano, os graus de valorização se aproximam, já na categoria Aprendizagem Motora, houve maior divergência e posição de neutralidade em alguns questionamentos, alternando os valores atribuídos aos graus de importância da pesquisa. Concluímos que a Educação Física na educação infantil, utilizando como metodologia de trabalho a educação psicomotora, oferece papel relevante e tem como principal objetivo oportunizar e viabilizar estratégias em que as crianças se desenvolvam com autonomia, criatividade, iniciativa, despertando potenciais. A educação psicomotora como vertente da Psicomotricidade, aliada aos processos de desenvolvimento psicomotor e aprendizagem motora, é de grande valia para a construção das bases motoras na infância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration186pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.516pt_BR
dc.orcid.putcode81753919-
dc.crossref.doibatchiddcdba2ad-6c25-4208-909e-9b3db15581db-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducacaoPsicomotoraIdeacoes.pdfDissertação16.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.