Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19775
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A aprendizagem ativa por meio da experimentação remota: um estudo da calorimetria |
Autor: | Rodrigues, Lorena Barbosa |
Primer orientador: | Takahashi, Eduardo Kojy |
Resumen: | Este trabalho apresenta, como produto educacional, uma sequência didática para o ensino de calorimetria fundamentada na aprendizagem ativa pelo uso de um experimento remoto. Partimos do pressuposto que os experimentos remotos são um viés importante para viabilizar uma aprendizagem ativa e modificar a maneira como o conteúdo de Física é apresentado aos alunos do ensino médio. Sabendo que os laboratórios tradicionais, em que os alunos podem manipular os experimentos manualmente, existem em pequena quantidade (e qualidade) nas escolas públicas brasileiras e que os laboratórios de informática já são realidade em quase todas, a utilização das tecnologias digitais na substituição dos espaços físicos de experimentação se justifica. Utilizando uma metodologia de ensino baseada na aprendizagem ativa e na aproximação do conteúdo disciplinar ao cotidiano dos alunos, o tema discutido foi o aquecimento e o resfriamento que ocorrem em um sistema fechado. Para isso, uma maquete de uma sauna contendo sensores de temperatura foi desenvolvida para ser manipulada remotamente pelos usuários (alunos). A manipulação do experimento remoto pelos estudantes, bem como a análise de resultados e conceitos físicos envolvidos em seu funcionamento evidenciam as dificuldades dos alunos em aplicar conceitos físicos em situações cotidianas. A partir da análise dos resultados de aprendizagem dos alunos, em relação aos objetivos de aprendizagem esperados, são apresentadas algumas mudanças a serem realizadas na sequência didática. |
Abstract: | As its resultant educational product, this work presents a didactic sequence for teaching calorimetry based on the active learning by the use of a remote experiment. The research was based on the assumption that remote experiments have an important propensity to enable active learning and modify the way in which Physics contents are presented to high-school students. Aware of the fact that traditional scientific laboratories in which students can manipulate the experiments exist in a small quantity (and also quality) in Brazilian public schools and that computer laboratories are already a reality in almost all of them, the usage of digital technologies in replacement to physical experimental settings is then justified. Using a teaching methodology based on the active learning and on shortening the gap between subject contents and students’ daily life, the discussed topics were warming and cooling in a closed system. In order to do that, a model of a sauna containing temperature sensors to be remotely manipulated by the users (students) has been developed. The manipulation of the remote experiment by the students, as well as the analysis of results and physical concepts involved in its operation, has highlighted students’ difficulties in applying physical concepts in daily situations. From the analysis of students’ learning results in relation to the expected learning goals, we present a few changes to be performed in this didactic sequence. |
Palabras clave: | Ciência - Estudo e ensino Calorimetria Ensino médio - Formação de professores Ciência - Experiências Aprendizagem ativa Sequência didática Experimentação remota Calorimetria Ensino médio Active learning Didactic sequence Remote experimentation Calorimetry High school |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Cita: | RODRIGUES, Lorena Barbosa. A aprendizagem ativa por meio da experimentação remota: um estudo da calorimetria. 2017. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.238 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.238 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19775 |
Fecha de defensa: | 2-mar-2017 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AprendizagemAtivaMeio.pdf | Dissertação | 45.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.