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dc.creatorRodrigues, Lorena Barbosa-
dc.date.accessioned2017-09-28T18:16:48Z-
dc.date.available2017-09-28T18:16:48Z-
dc.date.issued2017-03-02-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Lorena Barbosa. A aprendizagem ativa por meio da experimentação remota: um estudo da calorimetria. 2017. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.238pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19775-
dc.description.abstractAs its resultant educational product, this work presents a didactic sequence for teaching calorimetry based on the active learning by the use of a remote experiment. The research was based on the assumption that remote experiments have an important propensity to enable active learning and modify the way in which Physics contents are presented to high-school students. Aware of the fact that traditional scientific laboratories in which students can manipulate the experiments exist in a small quantity (and also quality) in Brazilian public schools and that computer laboratories are already a reality in almost all of them, the usage of digital technologies in replacement to physical experimental settings is then justified. Using a teaching methodology based on the active learning and on shortening the gap between subject contents and students’ daily life, the discussed topics were warming and cooling in a closed system. In order to do that, a model of a sauna containing temperature sensors to be remotely manipulated by the users (students) has been developed. The manipulation of the remote experiment by the students, as well as the analysis of results and physical concepts involved in its operation, has highlighted students’ difficulties in applying physical concepts in daily situations. From the analysis of students’ learning results in relation to the expected learning goals, we present a few changes to be performed in this didactic sequence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCalorimetriapt_BR
dc.subjectEnsino médio - Formação de professorespt_BR
dc.subjectCiência - Experiênciaspt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectExperimentação remotapt_BR
dc.subjectCalorimetriapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectRemote experimentationpt_BR
dc.subjectCalorimetrypt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleA aprendizagem ativa por meio da experimentação remota: um estudo da calorimetriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Takahashi, Eduardo Kojy-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787968U8pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4411275H5pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta, como produto educacional, uma sequência didática para o ensino de calorimetria fundamentada na aprendizagem ativa pelo uso de um experimento remoto. Partimos do pressuposto que os experimentos remotos são um viés importante para viabilizar uma aprendizagem ativa e modificar a maneira como o conteúdo de Física é apresentado aos alunos do ensino médio. Sabendo que os laboratórios tradicionais, em que os alunos podem manipular os experimentos manualmente, existem em pequena quantidade (e qualidade) nas escolas públicas brasileiras e que os laboratórios de informática já são realidade em quase todas, a utilização das tecnologias digitais na substituição dos espaços físicos de experimentação se justifica. Utilizando uma metodologia de ensino baseada na aprendizagem ativa e na aproximação do conteúdo disciplinar ao cotidiano dos alunos, o tema discutido foi o aquecimento e o resfriamento que ocorrem em um sistema fechado. Para isso, uma maquete de uma sauna contendo sensores de temperatura foi desenvolvida para ser manipulada remotamente pelos usuários (alunos). A manipulação do experimento remoto pelos estudantes, bem como a análise de resultados e conceitos físicos envolvidos em seu funcionamento evidenciam as dificuldades dos alunos em aplicar conceitos físicos em situações cotidianas. A partir da análise dos resultados de aprendizagem dos alunos, em relação aos objetivos de aprendizagem esperados, são apresentadas algumas mudanças a serem realizadas na sequência didática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration149pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.238pt_BR
dc.orcid.putcode81767568-
dc.crossref.doibatchid89da9dcf-8a13-4319-a675-f62872bc0411-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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