Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19754
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Tra(u)mas e Tempos: o homem, os sentimentos morais e a modernidade no livro "O Sonho do Celta" de Mario Vargas Llosa
Autor(es): Santos, Paula Goulart
Primeiro orientador: Seixas, Jacy Alves de
Primeiro membro da banca: Noronha, Gilberto Cézar de
Segundo membro da banca: Simião, Suelen Caldas de Sousa
Resumo: O presente trabalho procura analisar, a partir do livro “O Sonho do Celta” de Mario Vargas Llosa, a transformação do homem no século XIX e de seus sentimentos morais. Para isso, discutimos sobre a construção do romance e do personagem principal Roger Casement em seus diversos momentos de vida e as facetas que incorpora. Como consequência, para tal análise também se fez necessário a discussão sobre a relação Literatura-História, a presença do homem na modernidade e as máscaras sociais, desenvolvendo proximidade com os conceitos de alteridade, de “eu” e “outro”. Assim buscando compreender, através da Literatura a (re)construção de sentidos e noções históricas, que até hoje, em constante mudança, afeta a relação entre os seres humanos.
Palavras-chave: Sentimentos morais
História
Literatura
Modernidade
Mario Vargas Llosa
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Paula Goulart. Tra(u)mas e Tempos: o homem, os sentimentos morais e a modernidade no livro "O Sonho do Celta" de Mario Vargas Llosa. 2016. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19754
Data de defesa: 2016
Aparece nas coleções:TCC - História (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TraumasTemposHomem.pdfTCC835.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.