Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19748
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Dantas Ruas: mais poeta que soldado?
metadata.dc.creator: Ruas, Tânia Maria Leite
metadata.dc.contributor.advisor1: Machado, Maria Clara Tomaz
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Jane de Fátima Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, Maria Terezinha da
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia que tem como título Dantas Ruas: Mais Poeta que Soldado?, procurou evidenciar três momentos: o primeiro refere-se ao conhecimento biográfico do autor, suas produções artísticas, o pioneirismo no rádio brasileiro, que começou no estado da Bahia, passando pela cidade de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e finalmente ancorou-se na cidade de Uberlândia, onde atuou na política local. O segundo momento aponta as crônicas lidas, no rádio, por Dantas Ruas que fizeram sucesso, as premiações recebidas pelos serviços prestados à cidade e a comunidade uberlandense. Depoimento de pessoas que trabalharam com Dantas Ruas comentaram a época em que estiveram juntos. Num terceiro momento foram analisados os oito anos de vereança de Dantas Ruas, as descobertas quanto a sua atuação na Câmara Municipal de Uberlândia, por ele ter sido um homem romântico e sonhador, o que ele poderia ter feito no exercício do poder, enquanto representante de uma parcela da comunidade uberlandense? Apesar do prestígio obtido no início da história do rádio brasileiro, Dantas Ruas não acumulou bens materiais, as inúmeras condecorações recebidas por ele renderam-lhe apenas satisfação pessoal, além de fazer parte da memória de sua vida. Criador e escritor da Crônica da Cidade, Dantas Ruas, trouxe para Uberlândia um jeito novo de fazer jornalismo, o conteúdo de suas crônicas, na maioria das vezes, foi carregado de denúncias e ao mesmo tempo de reivindicações. As análises da Crônica da Cidade feitas aqui neste trabalho puderam ser realizadas no estudo da história social, o reduzimento ao objeto da história local, à história do indivíduo e o uso da história oral.
Notes: Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Dantas Ruas
Crônica da Cidade
Uberlândia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: RUAS, Tânia Maria Leite. Dantas Ruas: mais poeta que soldado? 2003. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19748
Issue Date: 2003
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DantasRuasPoeta.pdfTCC11.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.