Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19726
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O tango livre: considerações de um tangueiro (dançarino e professor) ao método de Rodolfo Dinzel. |
Author: | Siqueira, Leonardo Pádua |
First Advisor: | Meira, Renata Bittencourt |
First member of the Committee: | Rodrigues, Vagner |
Second member of the Committee: | Carneiro, Ana Maria Pacheco |
Summary: | De que maneira a relação entre o contexto histórico, o imaginário do tango argentino e o método Dinzel de ensinamento é capaz de contribuir para o ensino e a aprendizagem do tango dança? Esta foi a pergunta que norteou este trabalho de dissertação. O presente texto apresenta informações históricas, contextualizadas socioculturalmente, e sintetiza o método de dança do professor e Tangueiro Rodolfo Dinzel e suas aplicações práticas. Entremeado com estes conteúdos, o autor revela suas descobertas como tangueiro e como professor de tango no decorrer deste estudo, e juntamente com suas descobertas traz contribuições contextuais da prática pessoal no tango. Esta dissertação se concentra na área de Práticas e processos em artes do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFU e tem como objetivo oferecer aos interessados um texto funcional para o ensinoaprendizagem do tango em âmbito extra-acadêmico. Intenta-se com isso facilitar uma vivência significativa do processo de aprendizagem, uma vez que se propõe ser uma ferramenta para reinventar continuamente as formas de ensinar. Nesta perspectiva o aluno é convidado a descobrir o seu próprio bailar. E por fim, chegamos a conclusão de que o método Dinzel pode contribuir exponencialmente para a qualidade e consciência do bailado do tango. |
Abstract: | In which way is the relation between the historical context, the imagination of the Argentine tango and the Dinzel teaching method able to contribute for the education and learning of the tango? This was the question that guided this dissertation project. This text presents historical socioculturally contextualized data; it summarizes the teacher and Tanguero Rodolfo Dinzel’s dance method and its practical applications. Interspersed with these contents, the author reveals his findings as a Tanguero and tango teacher throughout this study; and along with his findings, he makes contextual contributions considering his personal tango practice. The goal of this dissertation, which is focused on the area of artistic practices and processes of the Postgraduate Program in Arts of UFU, is to offer a functional text for the education and learning process of the tango, in an environment that can go beyond the university walls. Proposed as a tool to continuously reinvent the way of teaching tango, this dissertation aims to facilitate the creation of a meaningful experience of the learning process. In this perspective, students are invited to discover their own way of dancing. As a conclusion, one can say that the Dinzel method is able to contribute exponentially to the quality and awareness in the tango dance. |
Keywords: | Artes cênicas Dança de salão Tango Dança - Técnica Rodolfo Dinze Dança Dance Ballroom Dance |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Quote: | SIQUEIRA, Leonardo Padua. O tango livre: considerações de um tangueiro (dançarino e professor) ao método de Rodolfo Dinzel. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.333 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.333 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19726 |
Date of defense: | 20-Apr-2017 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TangoLivreConsideracoes.pdf | Dissertação | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.