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dc.creatorSiqueira, Leonardo Pádua-
dc.date.accessioned2017-09-20T13:38:20Z-
dc.date.available2017-09-20T13:38:20Z-
dc.date.issued2017-04-20-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Leonardo Padua. O tango livre: considerações de um tangueiro (dançarino e professor) ao método de Rodolfo Dinzel. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.333pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19726-
dc.description.abstractIn which way is the relation between the historical context, the imagination of the Argentine tango and the Dinzel teaching method able to contribute for the education and learning of the tango? This was the question that guided this dissertation project. This text presents historical socioculturally contextualized data; it summarizes the teacher and Tanguero Rodolfo Dinzel’s dance method and its practical applications. Interspersed with these contents, the author reveals his findings as a Tanguero and tango teacher throughout this study; and along with his findings, he makes contextual contributions considering his personal tango practice. The goal of this dissertation, which is focused on the area of artistic practices and processes of the Postgraduate Program in Arts of UFU, is to offer a functional text for the education and learning process of the tango, in an environment that can go beyond the university walls. Proposed as a tool to continuously reinvent the way of teaching tango, this dissertation aims to facilitate the creation of a meaningful experience of the learning process. In this perspective, students are invited to discover their own way of dancing. As a conclusion, one can say that the Dinzel method is able to contribute exponentially to the quality and awareness in the tango dance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectDança de salãopt_BR
dc.subjectTangopt_BR
dc.subjectDança - Técnicapt_BR
dc.subjectRodolfo Dinzept_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectBallroom Dancept_BR
dc.titleO tango livre: considerações de um tangueiro (dançarino e professor) ao método de Rodolfo Dinzel.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Meira, Renata Bittencourt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723570Y3pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Vagner-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4504460T8pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Ana Maria Pacheco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708822U2pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234870D9pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoDe que maneira a relação entre o contexto histórico, o imaginário do tango argentino e o método Dinzel de ensinamento é capaz de contribuir para o ensino e a aprendizagem do tango dança? Esta foi a pergunta que norteou este trabalho de dissertação. O presente texto apresenta informações históricas, contextualizadas socioculturalmente, e sintetiza o método de dança do professor e Tangueiro Rodolfo Dinzel e suas aplicações práticas. Entremeado com estes conteúdos, o autor revela suas descobertas como tangueiro e como professor de tango no decorrer deste estudo, e juntamente com suas descobertas traz contribuições contextuais da prática pessoal no tango. Esta dissertação se concentra na área de Práticas e processos em artes do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFU e tem como objetivo oferecer aos interessados um texto funcional para o ensinoaprendizagem do tango em âmbito extra-acadêmico. Intenta-se com isso facilitar uma vivência significativa do processo de aprendizagem, uma vez que se propõe ser uma ferramenta para reinventar continuamente as formas de ensinar. Nesta perspectiva o aluno é convidado a descobrir o seu próprio bailar. E por fim, chegamos a conclusão de que o método Dinzel pode contribuir exponencialmente para a qualidade e consciência do bailado do tango.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration125pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.333pt_BR
dc.orcid.putcode81760022-
dc.crossref.doibatchidd27cfffb-a7eb-43e8-845c-9cb5fa78d387-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

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