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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Rocksmith: desvelando relações de aprendizagem entre a guitarra elétrica e o jogo de videogame
Autor: Mota, Fernando de Sousa
Primer orientador: Gonçalves, Lilia Neves
Primer miembro de la banca: Souza, Jusamara Vieira
Segundo miembro de la banca: Oliveira, Fernanda Assis
Resumen: Esta pesquisa teve como objetivo compreender as relações que dois jovens estabelecem entre o jogo Rocksmith e a aprendizagem da guitarra. A partir desse objetivo, procurou-se descrever os aspectos pedagógico-musicais envolvidos no jogo e que são apropriados por eles na aprendizagem da guitarra; entender formas e processos de aprendizagem da guitarra através do jogo Rocksmith; e compreender a aprendizagem musical tocando guitarra e jogando o jogo. Em uma abordagem qualitativa, o método de pesquisa adotado foi o estudo de caso, e utilizados como procedimentos de coleta de dados a observação e a entrevista. O suporte teórico para reflexão sobre o material levantado foi: Souza (2004; 2014), para entender a educação musical como prática social; Brougère (1998; 2002), para compreender o aprender através do jogo; e Gee (2009), para pensar o potencial dos jogos de videogames em relação à aprendizagem. Dentre as conclusões, pode-se destacar que o jogo Rocksmith interligou a vontade dos participantes em aprender a tocar guitarra e o fascínio deles por jogos de videogame, além de ter proporcionado uma nova forma de aprendizagem da guitarra, baseada na interação entre imagem e som. A experiência deles em jogar videogame com uma "guitarra de verdade” também mostrou o limiar tênue entre o real e o virtual do jogo Rocksmith. Além disso, esta pesquisa mostrou, através da vivência com os participantes, que o jogo Rocksmith pode servir como ferramenta metodológica para potencializar o ensino/aprendizagem da guitarra. Desse modo, os professores de guitarra deverão aproveitar a ascensão dos jogos de videogame entre os jovens, concebendo-os como possibilidade de inovações tecnológicas a serem inseridas no ensino/aprendizagem de música.
Abstract: The aim of this study was to understand the relation that two young people establish between the Rocksmith game and the electric guitar learning. From this main objective, we intended to describe the musical pedagogical aspects related to the game that are learned during the electric guitar learning; clarify the processes and manners of the electric guitar learning by means of the Rocksmith game and elucidate the musical learning to play guitar and play the game. The case study was the method adopted in this research in a qualitative approach. The procedures of data collection were the observation and the interview with the participants. The theoretical basis to the data analyses were: Souza (2004; 2014) to understand the musical education as social practice; Brougère (1998; 2002) to clarify the learning through the game; and Gee (2009) to understand the potential of the games to the learning. Among the conclusions, the Rocksmith game was able to relate the desire of the participants to learn playing electric guitar and their fascination with video games, besides to provide a new learning way of the electric guitar based on interaction between image and sound. The participants’ experience of playing a game with a ‘real electric guitar’ showed a tenuous threshold between the real and virtual of the Rocksmith game. Furthermore, this research showed that the Rocksmith game can be a valuable methodological approach to enhance the teaching and learning process of the electric guitar. Therefore, the electric guitar teachers should take advantage of the rise of games among the young people like a possibility to insert technological innovations in the music teaching and learning.
Palabras clave: Artes
Música - Instrução e estudo
Educação - Música
Video games
Ensino/aprendizagem de música
Ensino/aprendizagem de guitarra
Videogame
Rocksmith
Music teaching and learning
Electric guitar teaching and learning
Video game
Rocksmith game
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Cita: MOTA, Fernando de Sousa. Rocksmith: desvelando relações de aprendizagem entre a guitarra elétrica e o jogo de videogame. 2017. 138 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.525
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.525
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19686
Fecha de defensa: 19-sep-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes

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