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dc.creatorMota, Fernando de Sousa-
dc.date.accessioned2017-09-13T12:49:59Z-
dc.date.available2017-09-13T12:49:59Z-
dc.date.issued2016-09-19-
dc.identifier.citationMOTA, Fernando de Sousa. Rocksmith: desvelando relações de aprendizagem entre a guitarra elétrica e o jogo de videogame. 2017. 138 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.525pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19686-
dc.description.abstractThe aim of this study was to understand the relation that two young people establish between the Rocksmith game and the electric guitar learning. From this main objective, we intended to describe the musical pedagogical aspects related to the game that are learned during the electric guitar learning; clarify the processes and manners of the electric guitar learning by means of the Rocksmith game and elucidate the musical learning to play guitar and play the game. The case study was the method adopted in this research in a qualitative approach. The procedures of data collection were the observation and the interview with the participants. The theoretical basis to the data analyses were: Souza (2004; 2014) to understand the musical education as social practice; Brougère (1998; 2002) to clarify the learning through the game; and Gee (2009) to understand the potential of the games to the learning. Among the conclusions, the Rocksmith game was able to relate the desire of the participants to learn playing electric guitar and their fascination with video games, besides to provide a new learning way of the electric guitar based on interaction between image and sound. The participants’ experience of playing a game with a ‘real electric guitar’ showed a tenuous threshold between the real and virtual of the Rocksmith game. Furthermore, this research showed that the Rocksmith game can be a valuable methodological approach to enhance the teaching and learning process of the electric guitar. Therefore, the electric guitar teachers should take advantage of the rise of games among the young people like a possibility to insert technological innovations in the music teaching and learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectEducação - Músicapt_BR
dc.subjectVideo gamespt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagem de músicapt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagem de guitarrapt_BR
dc.subjectVideogamept_BR
dc.subjectRocksmithpt_BR
dc.subjectMusic teaching and learningpt_BR
dc.subjectElectric guitar teaching and learningpt_BR
dc.subjectVideo gamept_BR
dc.subjectRocksmith gamept_BR
dc.titleRocksmith: desvelando relações de aprendizagem entre a guitarra elétrica e o jogo de videogamept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728291Y6pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Jusamara Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781289H7pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Fernanda Assis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772035Y2pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8733308J0pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo compreender as relações que dois jovens estabelecem entre o jogo Rocksmith e a aprendizagem da guitarra. A partir desse objetivo, procurou-se descrever os aspectos pedagógico-musicais envolvidos no jogo e que são apropriados por eles na aprendizagem da guitarra; entender formas e processos de aprendizagem da guitarra através do jogo Rocksmith; e compreender a aprendizagem musical tocando guitarra e jogando o jogo. Em uma abordagem qualitativa, o método de pesquisa adotado foi o estudo de caso, e utilizados como procedimentos de coleta de dados a observação e a entrevista. O suporte teórico para reflexão sobre o material levantado foi: Souza (2004; 2014), para entender a educação musical como prática social; Brougère (1998; 2002), para compreender o aprender através do jogo; e Gee (2009), para pensar o potencial dos jogos de videogames em relação à aprendizagem. Dentre as conclusões, pode-se destacar que o jogo Rocksmith interligou a vontade dos participantes em aprender a tocar guitarra e o fascínio deles por jogos de videogame, além de ter proporcionado uma nova forma de aprendizagem da guitarra, baseada na interação entre imagem e som. A experiência deles em jogar videogame com uma "guitarra de verdade” também mostrou o limiar tênue entre o real e o virtual do jogo Rocksmith. Além disso, esta pesquisa mostrou, através da vivência com os participantes, que o jogo Rocksmith pode servir como ferramenta metodológica para potencializar o ensino/aprendizagem da guitarra. Desse modo, os professores de guitarra deverão aproveitar a ascensão dos jogos de videogame entre os jovens, concebendo-os como possibilidade de inovações tecnológicas a serem inseridas no ensino/aprendizagem de música.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration138pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.525pt_BR
dc.orcid.putcode81760019-
dc.crossref.doibatchid79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

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