Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19668
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Reflexões sobre a temática da Inconfidência Mineira nos livros didáticos de 5ª a 8ª séries |
Author: | Azevedo, Edeilson Matias de |
First Advisor: | Lopreato, Christina da Silva Roquette |
First member of the Committee: | Floresta, Leila |
Second member of the Committee: | Lima, Sandra Cristina Fagundes de |
Summary: | Com este trabalho, procurei analisar o conteúdo relativo à temática da Inconfidência Mineira em alguns livros didáticos de História destinados às séries finais do Ensino Fundamental: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª. Para que esse objetivo fosse alcançado, selecionei somente livros que foram indicados pelo Guia de Livros Didáticos – 5ª a 8ª séries: PNLD/2002. Através da análise, busquei compreender questões tais como a elaboração do próprio Guia para que fosse possível realizar um trabalho que não envolvesse exclusivamente o estudo do conteúdo em si, mas que apresentasse problemáticas relacionadas ao livro didático, como, por exemplo, a importância que ocupou no processo de ensino e aprendizagem e o trabalho que os técnicos do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Fundamental, vêm desenvolvendo desde o ano de 1995 na elaboração de critérios com o intuito de selecionar bons livros didáticos a serem distribuídos aos milhares de estudantes que frequentam o Ensino Fundamental. A abordagem dessas questões – centralidade das obras didáticas, a seleção dos livros didáticos e a elaboração do Guia – são fundamentais para este trabalho. A avaliação dos livros didáticos, iniciada em 1995, tornou quase obrigatória a revisão de conteúdo por parte de seus autores e isso demonstra que houve, e ainda há, preocupação dos responsáveis pelas editoras de livros didáticos em produzir obras que estejam isentas de erros conceituais como acontecia no passado, isto é, antes de 1995. Face a isso, o conteúdo e todas essas questões assinaladas são merecedoras de estudos, pois embora haja a preocupação dos técnicos do Ministério da Educação em disponibilizar livros didáticos de qualidade aos estudantes da rede pública de ensino, estes continuam tendo acesso ao conhecimento por meio de conteúdos, em muitos casos, insuficientes e precários para uma boa formação intelectual. Todas essas problemáticas e a pesquisa Inconfidência Mineira: o jogo dos interesses pessoais, por mim desenvolvida entre agosto/2001 e julho/2002, colocaram-me diante da tarefa de fazer um estudo sobre como a temática da Inconfidência Mineira é apresentada nos livros didáticos, a qual foi cumprida de forma absolutamente prazerosa e apaixonante. |
Keywords: | Livros didáticos Ensino fundamental (5ª a 8ª séries) Inconfidência Mineira |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | AZEVEDO, Edeilson Matias de. Reflexões sobre a temática da Inconfidência Mineira nos livros didáticos de 5ª a 8ª séries. 2003. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19668 |
Date of defense: | 2003 |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ReflexoesTematicaInconfidencia.pdf | TCC | 744.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.