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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAzevedo, Edeilson Matias de-
dc.date.accessioned2017-09-08T16:08:54Z-
dc.date.available2017-09-08T16:08:54Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Edeilson Matias de. Reflexões sobre a temática da Inconfidência Mineira nos livros didáticos de 5ª a 8ª séries. 2003. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19668-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino fundamental (5ª a 8ª séries)pt_BR
dc.subjectInconfidência Mineirapt_BR
dc.titleReflexões sobre a temática da Inconfidência Mineira nos livros didáticos de 5ª a 8ª sériespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopreato, Christina da Silva Roquette-
dc.contributor.referee1Floresta, Leila-
dc.contributor.referee2Lima, Sandra Cristina Fagundes de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoCom este trabalho, procurei analisar o conteúdo relativo à temática da Inconfidência Mineira em alguns livros didáticos de História destinados às séries finais do Ensino Fundamental: 5ª, 6ª, 7ª e 8ª. Para que esse objetivo fosse alcançado, selecionei somente livros que foram indicados pelo Guia de Livros Didáticos – 5ª a 8ª séries: PNLD/2002. Através da análise, busquei compreender questões tais como a elaboração do próprio Guia para que fosse possível realizar um trabalho que não envolvesse exclusivamente o estudo do conteúdo em si, mas que apresentasse problemáticas relacionadas ao livro didático, como, por exemplo, a importância que ocupou no processo de ensino e aprendizagem e o trabalho que os técnicos do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Fundamental, vêm desenvolvendo desde o ano de 1995 na elaboração de critérios com o intuito de selecionar bons livros didáticos a serem distribuídos aos milhares de estudantes que frequentam o Ensino Fundamental. A abordagem dessas questões – centralidade das obras didáticas, a seleção dos livros didáticos e a elaboração do Guia – são fundamentais para este trabalho. A avaliação dos livros didáticos, iniciada em 1995, tornou quase obrigatória a revisão de conteúdo por parte de seus autores e isso demonstra que houve, e ainda há, preocupação dos responsáveis pelas editoras de livros didáticos em produzir obras que estejam isentas de erros conceituais como acontecia no passado, isto é, antes de 1995. Face a isso, o conteúdo e todas essas questões assinaladas são merecedoras de estudos, pois embora haja a preocupação dos técnicos do Ministério da Educação em disponibilizar livros didáticos de qualidade aos estudantes da rede pública de ensino, estes continuam tendo acesso ao conhecimento por meio de conteúdos, em muitos casos, insuficientes e precários para uma boa formação intelectual. Todas essas problemáticas e a pesquisa Inconfidência Mineira: o jogo dos interesses pessoais, por mim desenvolvida entre agosto/2001 e julho/2002, colocaram-me diante da tarefa de fazer um estudo sobre como a temática da Inconfidência Mineira é apresentada nos livros didáticos, a qual foi cumprida de forma absolutamente prazerosa e apaixonante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration107pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História

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