Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19658
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Mulher, mulheres: estudos e conceitos na revista Espaço Feminino - 1994/2002
metadata.dc.creator: Minas, Reginaldo Martins de
metadata.dc.contributor.advisor1: Puga, Vera Lúcia
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Jane de Fátima Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Dulcina Tereza Bonati
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como eixo norteador as seguintes problematizações: os estudos apresentados no “Caderno Espaço Feminino” falam de (e para) a(s) nova(s) mulher(es), e para o público em geral, ao se tratar da sexualidade, em conformidade com as teorias feministas elaboradas a partir de uma análise mais global das (des)construções contemporâneas, ou seja, a(s) mulher(es) da virada do milênio presentes nos artigos da revista atuam (e são consideradas) como “sujeito do feminino”? Estão ou não ligadas a antigos e/ou novos valores repressivos? A metodologia empregada foi o cotejo de produções disponibilizadas em livros, artigos de internet e outros abordando o tema da mulher e a questão da dominação, violência, preconceito etc. com os estudos relacionados a gênero/sexualidade e as construções dos masculinos e femininos presentes no “Caderno Espaço Feminino” de 1994 a 2002. O texto monográfico se divide em três capítulos: o primeiro é um levantamento historiográfico dos debates que dizem respeito à mulher, dentre eles a questão de gênero e de sexualidade. O segundo delineia o percurso do debate acerca dos ideais da mulher ao longo da História, apanhando discussões acerca da feminilidade e das barreiras sustentadas por uma cultura carregada de ideologias machistas que justificam e promovem a violência, considerando os debates que norteiam o tema presentes na referida revista. O último capítulo mapeia a emergência de novos signos e ações que vêm nortear questões relativas às mulheres e aos homens, seja na construção da sua sexualidade e/ou nas ações cotidianas, considerando os debates propostos nas coletâneas organizadas pelo grupo de acadêmicos(as) da Universidade Federal de Uberlândia.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Caderno Espaço Feminino
Conceitos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: MINAS, Reginaldo Martins de. Mulher, mulheres: estudos e conceitos na revista Espaço Feminino - 1994/2002. 2003. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19658
Issue Date: 2003
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MulherMulheresEstudos.pdfTCC506.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.