Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19648
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Cidade, cultura e movimentos sociais: mobilização dos moradores do bairro Bom Jesus em Uberlândia (1982-1990)
metadata.dc.creator: Silva Júnior, Renato Jales
metadata.dc.contributor.advisor1: Morais, Sérgio Paulo
metadata.dc.contributor.referee1: Calvo, Célia Rocha
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Paulo Roberto de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a mobilização dos moradores do Bairro Bom Jesus de 1982 a 1987 para a retirada dos trilhos de ferro que cortavam a principal avenida desse bairro. A pesquisa utilizou-se de documentos da associação de bairro, pesquisa em jornais da cidade e depoimentos orais. Também foram utilizadas fotografias do movimento, assim como fotografias atuais do bairro e da referida avenida por onde passavam os trilhos. A discussão sobre o bairro e os trilhos são elementos para a discussão em torno da constituição dos espaços urbanos, nesse sentido busco trabalhar com os conceitos de cidade, cultura e movimentos sociais. Os movimentos sociais como processo de intervenção na construção dos espaços na cidade. O conceito de cultura trabalhado numa análise sobre como as pessoas se envolvem em movimentos populares e como tratam as suas experiências no interior desses movimentos. Como os moradores se colocam e como maneiras particulares de vida se interagem no processo de mobilização. O objetivo é mostrar que a população não se posiciona como mera espectadora do que planeja a elite. A luta dos moradores do Bairro Bom Jesus mostra, primeiro que os moradores também desenharam o mapa da cidade e, segundo que a relação da população com o discurso do progresso não se dá numa via única de adaptação aos projetos elitistas. A população dessa cidade se colocou (e se coloca) de frente para os seus problemas e desenvolvem formas particulares de lutar por melhorias das suas condições de vida. Esse trabalho busca mostrar que a cidade não é fruto de planejamentos elitistas, e sim de uma constante disputa pelos seus espaços.
Notes: alavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Cidade
Movimentos sociais
Bairro Bom Jesus
Cultura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: SILVA JÚNIOR, Renato Jales. Cidade, cultura e movimentos sociais: mobilização dos moradores do bairro Bom Jesus em Uberlândia (1982-1990). 2003. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19648
Issue Date: 2003
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CidadeCulturaMovimentos.pdfTCC13.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.