Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19646
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Seus pequenos grandes olhos negros: reflexões sobre um processo de criação fílmico na formação pessoal e profissional de um ator
Título(s) alternativo(s): Su pequeños grandes ojos negros: reflexiones sobre un proceso de creación fílmico en la formación personal y profesional de un actor
Your small big black eyes: reflections on a process of film creation in the personal and professional formation of an actor
Autor(es): Pereira, Guilherme
Primeiro orientador: Wuo, Ana Elvira
Primeiro membro da banca: Cruz, Anna Carolina Alves
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compartilhar a reflexão acerca de um processo de formação pessoal e profissional, por meio da realização de um filme curta-metragem, Seus Pequenos Grandes Olhos Negros (2017). A abordagem metodológica foi cartográfica e se deu de forma intuitiva e criativa, partindo da compreensão do desejo e da memória sensível. A pesquisa inicial se deu por meio de estudo do olhar interior como base da criação, pontuando as particularidades existentes entre a atuação no teatro e no cinema. O embasamento da práxis contou com a interlocução de Constantin Stanislavski (1863-1938), Carl Gustav Jung (1875-1961), Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), bem como outros autores que contribuíram, com pistas teóricas, na formação do mapa conceitual do trabalho. O processo de criação do filme viabilizou aprendizagem no campo de atuação do cinema e abriu caminho para buscar outras oportunidades como ator. Considerou-se, por fim, que as disciplinas cursadas na graduação e todas as suas dificuldades enfrentadas nesse percurso foram de grande aprendizagem na formação pessoal e profissional.
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo compartir la reflexión acerca de un proceso de formación personal y profesional, a través de la realización de una película cortometraje, Sus Pequeños Grandes Ojos Negros (2017). El enfoque metodológico fue cartográfico y se dio de forma intuitiva y creativa, partiendo de la comprensión del deseo y de la memoria sensible. La investigación inicial se dio por medio de estudio de la mirada interior como base de la creación, puntuando las particularidades existentes entre la actuación en el teatro y en el cine. La construcción de la práctica contó con la interlocución de Constantin Stanislavski (1863-1938), Carl Gustav Jung (1875-1961), Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), así como otros autores que contribuyeron, con pistas teóricas, en la formación del público El mapa conceptual del trabajo. El proceso de creación de la película viabilizó el aprendizaje en el campo de actuación del cine y abrió el camino para buscar otras oportunidades como actor. Se consideró, por fin, que las disciplinas cursadas en la graduación y todas sus dificultades enfrentadas en ese recorrido fueron de gran aprendizaje en la formación personal y profesional.
Palavras-chave: Teatro
Cinema
Olhar
Criação
Ator
Theater
Movies
Look
Creation
Actor
Cine
Mirar
Creación
Actor
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEREIRA, Guilherme Rodrigues. Seus pequenos grandes olhos negros: reflexões sobre um processo de criação fílmico na formação pessoal e profissional de um ator. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19646
Data de defesa: 20-Jul-2017
Aparece nas coleções:TCC - Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PequenosGrandesOlhos.pdfTCC1.46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.